Uma história pode ser contada e recontada muitas vezes e ter quantas versões quiserem interpretar. Assim não foi diferente na histórica pavimentação da MG 423, denominada Rodovia Hebe Maria Reis.

Quem vive às margens da rodovia ou faz o trajeto entre Papagaios a Pitangui com frequência, conta que a sonhada pavimentação é alardeada há mais de 30 anos. Outros, talvez mais comedidos ou precisos, dizem que ouviram sobre isso há uns 20 anos. Certos ou não, fato é que essa realização passou a tomar forma de projeto executável até se tornar a conquista que temos hoje a partir da década de 90 quando prefeitos e deputados da região centro-oeste de Minas Gerais, incentivados por Mário Reis, iniciaram diversos debates e movimentos para que, definitivamente, a pavimentação saísse do imaginário popular e se tornasse realidade.

Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG

De lá para cá muita coisa aconteceu e rumos diversos a tal pavimentação foi tomando. Liberavam a obra, começavam os trabalhos, paravam a obra... Liberavam de novo, paravam outra vez. E assim, o descrédito da população só foi aumentando em relação à concretização da pavimentação. Até que, finalmente, em maio de 2013, a obra reiniciou-se até ser finalizada em agosto de 2017, mesmo tendo os trabalhos sido interrompidos em alguns momentos.

Mais oportunidades para toda a região

Então, com sua inauguração oficial no último dia 1º de setembro podemos dizer que o sonho virou realidade, mas essa história acaba aqui? Não, de forma alguma. Como bem disse o Governador Fernando Pimentel em um trecho de seu discurso: “Estamos celebrando a entrega de uma obra que todos aqui sabem da sua importância, que salta aos olhos. Essa estrada está ligando, com esse asfalto, duas regiões fundamentais para o desenvolvimento do estado, o Centro-Oeste e a região Central, e beneficiando não só os dois municípios, mas mais de 30 outros no entorno. Nós estamos, indiferentemente das nossas disputas partidárias, juntos celebrando uma obra que é do povo, foi um empenho do meu governo, mas ela não tem dono. O dono é o povo, que se apropria dela, que vai usá-la para o que sabe fazer de melhor, que é trabalhar”.

E, continuando, devemos destacar as palavras do Prefeito de Papagaios, Mário Reis, que destacou o impacto da obra. “Se chovia era barro, se a época era de seca, a poeira era incessante. A estrada já foi interditada por causa das más condições, comprometendo o desenvolvimento de toda região. Agradecemos ao governador porque essa estrada não liga só Pitangui a Papagaios, mas liga a região de Sete Lagoas e o Aeroporto de Confins, ao Centro-Oeste mineiro e ao Sul de Minas, encurtando caminhos e tirando o trânsito do Anel Rodoviário de Belo Horizonte”.

O Deputado Federal Domingos Sávio, que se envolveu diretamente para a liberação dessa obra pleiteando diretamente com o então governador, Antônio Anastasia, sua inclusão no Programa “Caminhos de Minas”, destacou que ela é resultado de muitos anos de trabalho e que garantirá inúmeros benefícios à população. “Tenho alegria em ter lutado por essa obra desde o início. Ela foi realizada para o povo de Pitangui e Papagaios e espero que seja exemplo para que possamos continuar fazendo nosso trabalho e a boa política, onde o dinheiro do povo retorna em benefício da comunidade local”.

Já o Deputado Estadual Inácio Franco lembrou que foi na gestão do então Governador Antônio Anastasia que a obra foi iniciada, depois de décadas de espera, abrindo novas oportunidades para toda a região.

Assim, caro leitor, agora começa uma nova história tendo a MG 423 como coadjuvante, pois os protagonistas serão os moradores, os usuários da via, os empreendedores, produtores rurais, estudantes e todos aqueles que decidirem aproveitar-se das oportunidades que esse novo tempo traz já que é inegável que, com maior mobilidade, o fluxo de veículos aumentou e, com ele, a certeza de um crescimento vertiginoso para a nossa economia, proporcionando mais emprego e renda para nossa gente.

Da mesma forma que essa conquista nos emociona e nos motiva com sua história e a persistência e determinação de seus idealizadores, reflita e decida abraçar as oportunidades que chegam através dela para escrever um novo capítulo em sua história de vida, o que será fundamentalmente importante na vida de cada um dos moradores de nossa região.

Boa sorte!

Data de publicação: 25/09/2017