Por conta de riscos diversos, é fundamental que os garis utilizem Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) durante a execução de suas tarefas.

Os profissionais que cuidam da limpeza pública das cidades, popularmente conhecidos como garis, prestam um relevante serviço à comunidade e precisam contar com equipamentos de proteção individual (EPI’s) adequados. Seu uniforme deve ser feito com um tecido especial para o desenvolvimento de suas atividades, bem como o uso de botas e luvas de segurança. Além disso, o uso do protetor solar torna-se indispensável. Esse conjunto contribui para reduzir os riscos de acidentes de trabalho e até mesmo o de contrair uma infecção.

Pensando no bem estar e na saúde dos operários que trabalham sob o sol, a Administração Municipal entregou, no último mês, para cada funcionário, um kit de proteção completo contendo: protetor solar, uniformes com faixas refletivas (camisetas, jalecos e calças), além de botas e luvas.

Porém, é preciso que a população se conscientize e colabore com os serviços dos garis. Você pode facilitar, e muito, o serviço dos garis. Procure embalar os objetos cortantes separadamente e reforçar as sacolas para que não rasguem na hora da coleta. São pequenas atitudes que facilitam o dia a dia desses profissionais e evitam acidentes.

PREFEITURA DE PAPAGAIOS: TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR!

CURIOSIDADE
Você sabia que a profissão de gari surgiu no Rio de Janeiro? Tudo aconteceu quando um empresário francês chamado Aleixo Gary assinou contrato com o governo para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade. O nome gari é justamente uma referência ao francês. Aleixo assinou contrato em 11 de outubro de 1876 com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza do Rio de Janeiro e permaneceu no cargo até o vencimento do contrato, em 1891, quando foi criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade.

Data de publicação: 09/03/2018