Trabalho colaborativo e voluntário, organizado e controlado para o desenvolvimento econômico do município e seus habitantes foi a tônica do evento.

Quem participou do evento de apresentação da proposta de construção do Plano de Desenvolvimento Econômico para Papagaios, dia 10 de maio no Espaço Cultural Bartolomeu Campos de Queirós, saiu de lá com a certeza de que em nosso município há muitas oportunidades a serem potencializadas e outras tantas a serem desenvolvidas. Isso porque os técnicos do SEBRAE - MG levaram as mais de 120 pessoas presentes a refletirem sobre os aspectos econômicos que são pouco explorados e que podem apresentar resultados relevantes para toda a comunidade papagaiense e seu entorno, tais como a agricultura familiar e a prestação de serviços às indústrias calçadistas e de confecção, por exemplo. Além disso, oportunidades que ainda não são exploradas na área de turismo ecológico, cultural e de aventura, que podem gerar mais emprego e renda em curto, médio e longo prazos.

Isso são apenas exemplos diante de inúmeras oportunidades que a vocação empreendedora e as potencialidades do município de Papagaios oferecem e que podem ser desenvolvidas e geridas por diversos segmentos de nossa comunidade através do trabalho colaborativo e voluntário de nossa gente, envolvendo o poder público, entidades de classe, empresários, empreendedores, empresas e a comunidade.

DESENVOLVIMENTO LOCAL

O escritor Juarez de Paula, em seu livro “Desenvolvimento Local. Como fazer?”, mostra que o desenvolvimento local é feito por pessoas que são ousadas o bastante para fazer a diferença. Ele enfatiza que o desenvolvimento local é feito por pessoas que desejam fazer alguma coisa para mudar a realidade das localidades onde vivem. Segundo ele, “são pessoas inquietas, inconformadas, às vezes rebeldes, mesmo quando silenciosas e discretas. Pessoas que sabem intimamente, mesmo sem verbalizar, que não há desenvolvimento sem mudanças e que para mudar alguma coisa é preciso parar de repetir o passado e começar, no presente, a inventar o futuro desejado”.

É com esse pensamento que a Administração Municipal e a equipe de coordenação do Plano de Desenvolvimento Econômico para Papagaios esperam que os participantes do evento estejam sensibilizados, dispostos a colaborar e mobilizar pessoas, pois não há desenvolvimento local sem o interesse, o envolvimento, o compromisso e a adesão da comunidade.

E, segundo enfatizou o prefeito Mário Reis, o sentido maior desse projeto de desenvolvimento é melhorar a qualidade de vida, desta e das próximas gerações, com um trabalho participativo dos diversos elementos da comunidade que possa gerar benefícios e oportunidades para todos.

O PROJETO

Os técnicos do SEBRAE – MG, Alysson Almeida e Sidnei Oliveira, apresentaram com riqueza de detalhes os benefícios que outros municípios mineiros e brasileiros estão obtendo a partir de um plano de desenvolvimento local e quais os passos precisamos percorrer para que também possamos colher bons frutos com esse projeto.

Alysson Almeida destacou que o desenvolvimento se faz com pessoas, ideias inovadoras, educação de qualidade, bons projetos, parcerias, articulação das políticas públicas, estímulo à cultura empreendedora, participação social, planejamento e gestão, visão estratégica, políticas e recursos para investimento.

Segundo ele, o projeto Desenvolvimento Econômico Local (DEL) do SEBRAE – MG é uma estratégia que propõe tornar dinâmicas as vantagens comparativas e competitivas de uma localidade para favorecer o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, elevar o capital empreendedor, fortalecer o tecido empresarial e solidificar a governança para o desenvolvimento. Porém, só o crescimento econômico não é suficiente para fazer desenvolvimento sustentável. O crescimento econômico precisa estar articulado com o crescimento do capital humano e do tecido social, o desenvolvimento da gestão compartilhada, a reestruturação produtiva e a inserção global, que, juntas, ofereçam oportunidades com gerenciamento e controle ordenados para que exista sua sustentabilidade.

Já o técnico Sidnei Oliveira ressaltou que o DEL é um programa que busca despertar e incentivar o empreendedorismo, apoiar e expandir micro e pequenos empreendimentos individuais e coletivos já existentes, indicar novas oportunidades de negócio e criar ambientes favoráveis ao surgimento de novos empreendimentos que gerem empregos ou ocupações produtivas, renda e riqueza para os municípios e seus habitantes.

Nesse sentido, Sidnei explicou os 5 pilares que fundamentam o DEL:



Em síntese, esses pilares tratam de:

1. CAPITAL EMPREENDEDOR

É a primeira condição para o desenvolvimento econômico local. Envolve a educação empreendedora (no ensino formal e não formal), o comportamento empreendedor, a liderança empresarial e o estímulo à cultura de criação de negócios novos e sustentáveis.

2. TECIDO EMPRESARIAL

O capital empreendedor, somado ao ambiente de confiança entre empresas, forma o tecido empresarial.

É um ambiente em que as pessoas se preocupam umas com as outras e as empresas são organizadas e representadas por agentes de desenvolvimento, entidades locais, como Sindicatos, Associações comerciais, industriais, agropecuárias, de artesãos, grupos culturais e Cooperativas para criar um ambiente de negócios mais favorável e, ainda, influenciando políticas públicas.

3. GOVERNANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO

Governança para o Desenvolvimento é a maneira pela qual o poder é exercido na administração dos recursos sociais e econômicos combinada com a competência das lideranças do território de planejar, formular e executar políticas.

É a atuação em rede dos atores do território, capazes de vivenciar a cooperação, em um clima de confiança, buscando uma visão de futuro comum.

4. ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA PRODUTIVO LOCAL

Combina fatores internos e externos, tangíveis ou não, que influenciam o funcionamento, o crescimento e a competitividade do ambiente de negócios dentro do território.

5. INSERÇÃO COMPETITIVA

Para maximizar o desenvolvimento econômico local é necessário posicionar competitivamente o território no mercado regional, nacional e internacional. Esse posicionamento interage em três direções: Uma de Internalização, onde se busca captar recursos, tecnologias, conhecimentos para ampliar as capacidades do território. Outra de Complementação, onde se busca estabelecer relações com outros territórios para a superação de desafios comuns. A terceira é de Externalização, onde há uma promoção do território apresentando seus valores, suas empresas e suas instituições para o mundo.

Esta última dimensão consolida o processo de desenvolvimento local de maneira sustentável

PRÓXIMOS PASSOS

Os técnicos do SEBRAE – MG, Alysson e Sidnei, serão os mentores do Plano de Desenvolvimento Econômico de Papagaios e, juntos com a coordenação local, farão nos próximos dias:

1. Constituição de um Fórum, Conselho ou Agência de Desenvolvimento Local;

2. Aplicação do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional – cujo objetivo é mobilizar, capacitar e fortalecer os líderes para a elaboração de um plano de desenvolvimento regional e que resultará no plano de ação para o desenvolvimento além da construção dos mecanismos de sustentação e monitoramento do desenvolvimento planejado.

3. Escolha de uma Equipe Gestora Local;

4. Elaboração de um Diagnóstico Participativo Local.

AGRADECIMENTO

A Administração Municipal e a coordenação do Plano de Desenvolvimento Econômico de Papagaios, agradecem a todas as pessoas que demonstraram o interesse em conhecer e participar desse projeto relevante para nossa comunidade, em especial àqueles agentes importantes para o sucesso dessa iniciativa como a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sinrochas, AMAR – MG, Sindicato Rural, FIEMG, SEBRAE – MG, Sicoob Credicoop, Sicoob Credinova e Caixa Econômica Federal.

Seja você também um agente de desenvolvimento local e junte-se a nós para construirmos novos caminhos para um futuro melhor em nosso município. Para colocar-se como voluntário nesse projeto, ligue 3274-1260 e fale com a Regina.

Com informações do SEBRAE.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 14/05/2018

Compartilhe!