Com a orientação dos profissionais do NASF e o empenho dos participantes, os resultados contribuem para melhorar a saúde da população.

O Grupo Terapêutico “Saúde no Prato” é uma iniciativa de suma importância dentro das ações do NASF em Papagaios, cujo objetivo principal é promover a mudança no estilo de vida e comportamento alimentar, incentivando a alimentação saudável para prevenir Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e seus agravos.

Os trabalhos do Grupo contam com a orientação dos profissionais do NASF – AB – nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, educador físico e psicóloga – além das equipes de Saúde da Família, com médicos, enfermeiras e agentes comunitários de saúde.

Esse grupo existe a partir de estudos que comprovam que o perfil nutricional da população papagaiense é crítico, tendo 64% de sua população adulta apresentando excesso de peso. E, sabendo que as DCNT’s são responsáveis por mais de 60% dos óbitos no mundo, as ações contra a obesidade torna-se uma prática diária e fundamental para a conquista de uma vida saudável da população.

Com atividades mensais nos PSF’s do município, o Grupo “Saúde no Prato” organiza seus encontros na terceira semana de cada mês, às 8:30 H e às 13:30 H, sendo:

- Terça-feira: PSF Santo Antônio

- Quarta-feira: PSF Nossa Senhora Aparecida


- Quinta-feira: PSF Nossa Senhora de Lourdes


Cada participante deve comparecer no mínimo em 6 encontros do grupo. O acompanhamento continuará nas equipes conforme o estado nutricional apresentado pelo indivíduo e a disponibilidade de agenda da nutricionista do NASF-AB.

Público alvo: pessoas adultas (20 a 59 anos) preferencialmente com excesso de peso.

Havendo espaço no grupo pessoas com peso adequado também podem participar.



Data de publicação: 07/06/2018

Créditos: Secretaria Municipal de Saúde de Papagaios

Compartilhe!