Unidades de saúde devem ser procuradas somente em casos de urgência e emergência.

Nas atuais circunstâncias, acreditamos que a colaboração ativa de todos é que fará a diferença no combate ao COVID-19, evitando o avanço do vírus.

Nesse sentido a Secretaria Municipal de Saúde de Papagaios pede encarecidamente à toda a população papagaiense que evite a aglomeração de pessoas no Centro de Saúde e nas ESF’s durante o período de alerta para a contaminação pelo CORONAVÍRUS, procurando os serviços públicos de saúde exclusivamente em situação de URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.

As pessoas que apresentem sintomas de insuficiência respiratória e febre, devem fazer contato por telefone antes de se dirigirem às unidades de saúde do município. São estes os números:

• CENTRO DE SAÚDE: 3274-1203
  • ESF NOSSA SENHORA APARECIDA: 3274-1048
  • ESF NOSSA SENHORA DE LOURDES: 3274-2062
  • ESF SANTO ANTÔNIO: 3274-1779

Todos os nossos profissionais de saúde estão engajados e prontos para ajudar, mas não se esqueçam de que, como seres humanos, eles também têm suas limitações físicas e estão suscetíveis a contrair doenças.

Uma das principais recomendações dos órgãos mundiais de saúde para tentar conter a disseminação do CORONAVÍRUS é evitar a aglomeração de pessoas. Para isso, pede-se que as pessoas evitem sair de suas casas nesse período crítico, reduzindo os riscos de contaminação e propagação do vírus. Também é muito importante que se evite fazer visitas, principalmente para pessoas idosas ou portadores de comorbidades, até que a situação esteja controlada.

Restrição dos serviços da secretaria

Estão suspensos todos os atendimentos ao público na Secretaria Municipal de Saúde de Papagaios. Os profissionais estarão restritos aos serviços internos para atender às demandas da secretaria e prestando suporte às unidades de saúde e à população.

Todas as consultas eletivas já agendadas foram canceladas.

Os grupos de hipertensos, atividades físicas, gestantes, diabéticos e demais grupos do NASF serão suspensos.

Visitas de ACS (agente comunitário de saúde) e ACE (agente combate a endemias) estão suspensas.

Para casos da necessidade de contato urgente com a secretaria, o cidadão pode ligar para:

• Secretaria Municipal de Saúde de Papagaios: 3274-1581
  • TFD e marcação de consultas: 3274-1036

Colabore com os profissionais da saúde e ajude-os a ajudar quem precisa.

Seja consciente, responsável e siga esses cuidados para proteger a si mesmo, sua família e a nossa comunidade.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Data de publicação: 19/03/2020