Porque o hábito da leitura é de grande importância para o desenvolvimento das crianças.

O hábito de ler é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças e deve ser estimulado desde cedo. E a contação de histórias no contexto escolar é uma excelente estratégia didática para estimular o gosto pela leitura. A contação de histórias permite que as crianças “viagem” por muitos lugares, aprendam mais sobre o mundo e sobre elas mesmas, além de poder experienciar histórias de fantasia e magia que povoam o imaginário infantil.

Dessa forma, e com o objetivo principal de estimular o gosto pela leitura entre os alunos, a EMEI José Duarte Marinho e o CEMEI Maria do Carmo Valadares Bahia, implantaram o Projeto “Era Uma Vez”.

Nesse projeto os professores realizam a contação de histórias no pátio da escola e trazem a magia da literatura para a vivência cotidiana dos pequenos. Usam diversas estratégias para proporcionar momentos de diversão, ludicidade e envolvimento com o prazer proporcionado pelas histórias.

Para tornar o momento da contação de histórias do Projeto “Era Uma Vez” mais envolvente, empolgante e prazeroso, os professores recorrem a diversas estratégias:

• Criam vozes distintas e exageradas para as personagens;

• Variam o volume, tom e ritmo da voz;

• Criam efeitos dramáticos utilizando silêncios e pausas, expressões faciais, gestos e movimento corporais dando vida aos personagens.

• Dramatizam e se fantasiam como os personagens.

• Usam fantoches, deboches e máscaras.

Para complementar e enriquecer ainda mais o Projeto “Era Uma Vez”, as crianças levam livros emprestados para casa usando a sacolinha ou a maletinha da leitura. Assim, podem vivenciar mais um momento de deleite com a literatura junto às suas famílias. Ao devolverem o livro que levaram para o momento de leitura com os pais, os pequenos realizam o reconto oral para a turma e a professora na rodinha de história. É um momento mágico de descoberta, de desenvolvimento da oralidade e interação com os livros e os coleguinhas de turma.

Mas, no processo de desenvolvimento do projeto “Era Uma Vez”, não são apenas os alunos que se beneficiam. Os professores também vivenciam momentos de diversão e ludicidade ao dar vida aos personagens das histórias contadas.

As histórias são selecionadas com muito carinho e cuidado pelas equipes da EMEI José Duarte Marinho e CEMEI Maria do Carmo Valadares Bahia. E esse cuidado retorna em forma de aprendizagem que reforça os laços afetivos entre professores e alunos ampliando o desejo de aprender a ler!

PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Data de publicação: 21/07/2022