O intuito é resgatar a consciência cívica, o respeito e o amor à Nação Brasileira e ao seu local de origem.

Diante do cenário social atual em que, muitas vezes, nos deparamos com a inversão de valores culturais, surge a necessidade de sensibilizar os alunos das escolas da Rede Municipal de Educação sobre a importância dos valores cívicos e do seu papel como cidadãos na sociedade brasileira e papagaiense.

Dessa forma e com o intuito de resgatar a consciência cívica, o respeito e o amor à Nação Brasileira e ao seu local de origem, isto é, o Município de Papagaios, as escolas da Rede Municipal de Educação desenvolvem momentos cívicos uma vez na semana, quando seus alunos exercitam a cidadania cantando o Hino Nacional e o Hino a Papagaios.

Cientes de que o Hino Nacional é um dos símbolo da Pátria, que representa o nosso povo e a valorização do nosso país e de que o Hino a Papagaios é um dos símbolos do Município e desperta, através da sua letra , o sentimento de pertencimento a um local e reforça a identidade dos alunos como cidadãos papagaienses valorizando a sua origem, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o artista papagaiense Rodrigo Reis, buscou ilustrar o Hino a Papagaios retratando a nossa querida cidade, sua economia, lugares, patrimônio cultural, suas escolas, igrejas, parques e praças.

As crianças, que aprenderam o Hino a Papagaios com facilidade, agora poderão cantá-lo com mais orgulho, pois perceberão nas imagens a essência do lugar ao qual pertencem. Os educandos se identificarão não só com a letra, mas também com as imagens da cidade brilhantemente captadas pelo olhar sensível do artista Rodrigo Reis.

Nesse momento cívico semanal, também é aberto espaço para que todos possam fazer a oração do Pai Nosso. Sendo essa uma oração universal, as escolas municipais buscam também, promover momentos de respeito à diversidade religiosa inerente ao nosso país.

O momento cívico é uma oportunidade dos alunos não só despertarem sua consciência cívica, mas de também exercê-la.

PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Data de publicação: 03/08/2022