A psicomotricidade é um meio que se relaciona através da ação, da união do corpo e da mente, do espírito, da natureza e da sociedade, e está diretamente ligada à afetividade e à personalidade do ser humano.

A Educação Infantil é uma etapa de muita importância no desenvolvimento de uma criança pois, nesse momento, ela é estimulada a ter uma formação integral, trabalhando as habilidades emocionais, cognitivas e motoras.

Durante o processo de aprendizagem, a criança precisa interagir com os coleguinhas e, para isso, ela necessita estabelecer comunicação que não se dá apenas pela forma oral, mas principalmente pelos gestos e pelos movimentos.

A psicomotricidade existe nos menores gestos e significa muito mais que mexer o corpo, é uma forma de expressão e socialização de ideias, de soltar as suas emoções, vivenciar sensações e descobrir o mundo em todas as atividades que desenvolvem a motricidade da criança, visando o conhecimento e o domínio de seu próprio corpo, através de jogos e brincadeiras direcionadas.

A psicomotricidade no desenvolvimento da criança contribui para melhorar a coordenação motora global e fina que, por sua vez, ajudará na aprendizagem da leitura, escrita, concentração, atenção, raciocínio lógico- matemático, lateralidade, esquema corporal, esquema espaço-tempo, respeito ao outro e a si mesmo etc.

Por essa razão, a Prefeitura de Papagaios, através da Secretaria Municipal de Educação, incentiva o Programa de Psicomotricidade nas escolas de Educação Infantil da rede municipal porque a escola exerce um papel crucial em todo esse processo.

O trabalho com a psicomotricidade nas EMEIS e nos CEMEIS da Rede Municipal se desenvolve de forma dinâmica utilizando jogos, bolas, bambolês, brinquedos, brincadeiras e o mais importante, a própria criança interagindo com os coleguinhas e descobrindo os limites e possibilidades de seus corpos.

A Secretária Municipal de Educação, Rislâine de Faria Cançado, destaca que o trabalho com a psicomotricidade materializa os direitos de aprendizagem propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quais sejam, conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se e, dessa forma, proporciona uma educação de qualidade para os nossos alunos – “Os trabalhos para a promoção da psicomotricidade, além de todos os benefícios já elencados, ajudam na evolução da criança, sendo ainda um ótimo recurso que contribui eficazmente para o desenvolvimento da sua personalidade e o comportamento no ambiente escolar. É muito gratificante ver os resultados diários desses trabalhos” – comentou Rislâine.

PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Data de publicação: 25/08/2022