A campanha de conscientização a respeito da identificação de lesões de pele na pele preta que visa a abordagem junto à população sobre as especificidades das lesões em pele preta e da importância de buscar atendimento médico caso existam sinais de alarme.

A campanha de conscientização a respeito da identificação de lesões de pele na pele preta visa, por meio da divulgação da campanha, a abordagem junto à população das especificidades das lesões em pele preta e da importância de buscar atendimento médico caso existam sinais de alarme.

A motivação para escolha dessa abordagem baseia-se no fato de que, ainda que a população negra corresponda a um grande percentual da população total brasileira, o treinamento para análise de lesão de pele é baseado na pele branca. Nesse sentido, tendo em vista a maior pigmentação da pele negra e o desconhecimento populacional acerca das peculiaridades do diagnóstico nessa população, tem-se um subdiagnóstico de possíveis lesões malignas e consequentemente um atraso no início do tratamento.


Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Data de publicação: 05/09/2022

Compartilhe!