Ação focou os animais abandonados e em situação de rua.

Sob a coordenação da Villa Pet Estética Animal, cuja responsável é a veterinária Laura Canellas Ferreira, e a participação de 10 voluntários, a Prefeitura de Papagaios realizou nos dias 19 e 20 de janeiro o 1º Mutirão de Castração, tendo como foco principal os animais abandonados e em situação de rua.

O Mutirão de Castração foi realizado no Parque de Exposições e Eventos Hélio Filgueiras de Vasconcelos, onde foram castrados 50 animais de rua e 79 animais de cidadãos com renda de até 2 salários mínimos.

No total, foram castrados 129 animais conforme detalhado na tabela a seguir:

Cachorro

Cadela

Gato

Gata

0 a 10 kg

10 a 20 kg

20 a 30 kg

Abandono e controle populacional

O Prefeito de Papagaios, Mário Reis, ressaltou o problema com a reprodução descontrolada dos animais no município – “Existem muitos mitos em relação à castração de animais de estimação. Mas, essa é uma ação importante e necessária, principalmente para minimizar os efeitos do descontrole populacional dos animais abandonados e em situação de rua em nosso município. Isso porque, em geral, muitos animais são abandonados por seus tutores pela falta de condições financeiras para cuidar ou pelo próprio comportamento do animal. Dessa forma, precisamos mapear as ocorrências e realizar a castração gratuita dos animais, visando o controle populacional e a prevenção de diversos tipos de doenças, proporcionando oportunidade aos tutores de baixa renda de terem animais de estimação em suas casas”.

Benefícios da castração

Segundo dados da World Animal Protection (www.worldanimalprotection.org.br), a castração traz uma série de benefícios para os animais de estimação e para a sociedade. A ONG listou 8 benefícios da castração, que são:

1. Em fêmeas, o procedimento diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.

2. Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de “namoradas”. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos.

3. As fêmeas não ficam mais vulneráveis a infecções uterinas graves, como a piometra, uma vez que o seu aparelho reprodutor é removido durante o procedimento.

4. Já em machos, reduz-se em grande escala os problemas de próstata e evita-se o câncer de testículo, que pode ser fatal.

5. As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com o sangramento e com possíveis cães de rua importunando no portão.

6. Cães e gatos machos sentem menos necessidade de marcar o seu território com urina.

7. Seu animal de estimação também pode ficar mais dócil, facilitando a interação e reduzindo situações problemáticas – especialmente entre os que tinham comportamento agressivo antes.

8. Uma vez que seu cão está castrado, consulte um veterinário sobre a quantidade de comida que você deve oferecer. Em geral, os animais castrados consomem menos calorias. Ressaltamos ainda que a castração em si não faz os animais engordarem. O que acontece em alguns casos é a redução de atividade física (o animal fica mais calmo), o que o leva a ganhar peso. Basta ficar de olho e não deixar de exercitá-lo.

O abandono de animais é crime previsto no Artigo 32 da Lei 9.605/98, com pena prevista de 3 meses a um ano de detenção e multa. E, se houver a morte do animal, a pena é aumentada em um sexto a um terço.

Data de publicação: 25/01/2021

Créditos: Secretaria Municipal de Administração