Vacinação segue as orientações do Plano Nacional de Imunização contra a COVID, do Ministério da Saúde.

O município de Papagaios recebeu apenas 320 doses da vacina contra a COVID-19 e iniciou a vacinação dos grupos prioritários no dia 19 de janeiro de acordo com as orientações do Plano Nacional de Imunização contra a COVID, do Ministério da Saúde.

Nesse primeiro momento foram vacinados os internos do Lar dos Idosos e os profissionais de saúde, prioritariamente os da assistência direta aos pacientes com a COVID-19.

A aplicação das doses foi distribuída da seguinte forma:

1ª remessa de vacinas em 19/01/2021:
  • Vacinas do Laboratório Butantan: 58 doses

2º remessa de vacinas em 01/02/2021:
  • Vacinas do Laboratório Butantan: 74 doses
  • Vacinas do Laboratório Fiocruz: 130 doses
  • Vacinas do Laboratório Butantan: 58 doses – para a 2ª dose dos vacinados na primeira remessa.

INDICAÇÃO

Conforme os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, a vacina é indicada aos grupos prioritários, maiores de 18 anos.

Até o momento não há estudos de segurança e eficácia da vacina para menores de 18 anos, grávidas, puérperas e mulheres que estão amamentando.

PRECAUÇÕES

Pessoas com síndrome gripal, suspeitos de COVID-19 e assintomáticos com exame positivo não poderão ser vacinados. Deverão aguardar 30 dias ou até a melhora do quadro.

DOAÇÃO DE SANGUE

Os vacinados contra a COVID-19 estão inaptos para a doação de sangue no período de:
  • 48 horas: vacinados com a vacina do laboratório Butantan
  • 7 dias: vacinados com a vacina do laboratório Fiocruz

NOVAS REMESSAS

As vacinas estão chegando no município de Papagaios, disponibilizadas pela Regional de Saúde de Sete Lagoas, sob as definições do Ministério da Saúde.

O que é COVID-19

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

Quais são os sintomas

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:

• Tosse
  • Febre
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar
  • Perda de olfato (anosmia)
  • Alteração do paladar (ageusia)
  • Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)
  • Cansaço (astenia)
  • Diminuição do apetite (hiporexia)
  • Dispnéia (falta de ar)

Como é transmitido

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

• Toque do aperto de mão contaminadas;
  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

*Com informações do Ministério da Saúde.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Data de publicação: 03/02/2021