A Secretaria de Educação de Papagaios realizou no período de 10 a 13 de julho o 1º Seminário Educacional 2018, no centro social.

Capacitar gestores, especialistas em educação, professores regentes e de apoio para crianças com deficiência, secretárias, auxiliares de secretaria, serventes e auxiliares de serviços gerais das redes municipal, estadual e particular, foi o principal objetivo do evento.

No primeiro dia do Seminário, os educadores assistiram palestras com o professor Clayton Pereira, que trouxe um debate sobre “A Importância do Educador para a Sociedade Atual”; e com o Professor Getúlio Chaves, que tratou do tema “O Despertar da Personalidade na Educação”.

A parceria entre a Secretaria de Educação com a Paróquia de São Sebastião sempre foi muito produtiva e, recomendado pelo Padre Vanderley, nossos educadores puderam assistir a um vídeo no qual foi pontuado o compromisso do educador enquanto líder e formador de opinião.

Capacitação

No segundo dia (11), houve a capacitação dos educadores das Redes municipal e estadual através da oficina oferecida pelo SEBRAE “Crescendo e Empreendendo”. Os educadores da Educação Infantil participaram, neste dia, da oficina de música realizada pelo professor de música e Contador de Histórias Jorge Nelson.

Nos dias 12 e 13 de julho houve ainda a capacitação para os gestores, especialistas em educação, professores regentes e de apoio para crianças com deficiência, secretárias, auxiliares de secretaria, serventes e auxiliares de serviços gerais das redes municipal, estadual e particular através de oficinas realizadas por profissionais de alto nível técnico com currículo na UFMG e outras instituições de renome. As oficinas abordaram desde a prática diária de cada profissional envolvido até as relações de afetividade necessárias para o bom andamento de uma escola.

Feira de Livros

Concomitante à realização das oficinas aconteceu na quadra da Escola Municipal Olegário Pereira, a Feira de Livros aberta à visitação para toda a comunidade com livros de ótima qualidade e preços acessíveis. Neste espaço também aconteceu a Contação de Histórias para crianças de todas as idades, adolescentes e adultos realizada pelo professor Rodrigo Teixeira, Bibliotecário formado pela UFMG e contador de histórias há mais de 10 anos. Enquanto ouvia histórias, a criançada saboreava pipoca que foi oferecida durante os três dias do evento.
A equipe da SEMED se dedicou ao máximo para que tudo estivesse organizado e ocorresse dentro da programação.

As avaliações que os participantes fizeram foram positivas e trouxeram sugestões que possibilitarão melhorar e enriquecer um futuro seminário.




Fonte: Secretaria de Educação de Papagaios

Data de publicação: 20/07/2018