O evento visa promover ações de educação nutricional no ambiente escolar na rede municipal de educação de Papagaios.

No último sábado, 21 de setembro, considerado dia letivo, foi realizado nas escolas municipais a III Feirinha Gastronômica, evento que busca promover ações de educação nutricional no ambiente escolar em todos os níveis de ensino da rede municipal de educação, valorizando os alimentos e produtos da agricultura familiar.

Esse projeto tem por objetivos orientar os alunos sobre hábitos alimentares saudáveis, promover o conhecimento sobre a alimentação saudável, despertando nos alunos o interesse pelos alimentos naturais. Além disso, os alunos aprendem sobre as atividades na agricultura familiar, culminando na preparação de receitas a partir de alimentos produzidos pela Agricultura Familiar de Papagaios, com a posterior apresentação dos pratos na feira gastronômica realizada nas escolas.

Durante todo o processo, os alunos são acompanhados e orientados pelos professores e serventes das escolas.

Degustação pública dos alimentos

A feira foi aberta ao público que pôde experimentar um variado cardápio saudável preparado pelos alunos com muito carinho e dedicação.

Um dos principais requisitos para a preparação é que sejam pratos com comidas típicas, produzidos a partir da agricultura familiar, visando resgatar os costumes e tradições locais, valorizando a cultura e hábitos alimentares regionais.

Na feira foram apresentados produtos comumente produzidos pela comunidade local e servidos em pequenas porções para a degustação dos visitantes. Para incentivar a interação e conhecer a opinião pública, os alunos realizam ainda uma pesquisa sobre os alimentos por ele preparados e para descobrirem outras percepções sobre os alimentos naturais.

A educação nutricional no dia a dia

As atividades de educação nutricional no ambiente escolar são de extrema importância quando envolvem outros programas como a Agricultura Familiar do município, uma vez que, o programa promove o acesso a uma alimentação saudável e segura. Por esse motivo é essencial que os alunos tenham contato com o funcionamento da Agricultura Familiar local, despertando o interesse e curiosidade pela atividade, sobretudo pelos alimentos e produtos fornecidos às escolas.

Data de publicação: 25/09/2019

Créditos: Secretaria de Educação de Papagaios