O objetivo é aumentar a segurança de crianças e adolescentes dentro do espaço escolar ou recreativo, oferecendo o conhecimento necessário para que os profissionais possam lidar com situações emergenciais.

A Lei Lucas (Lei Nº 13.722/2018) estabelece a obrigatoriedade da “capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil”.

Isso porque, nas escolas ou em passeios extraclasse, podem acontecer acidentes que necessitem do atendimento de primeiros socorros. Assim, professores e demais funcionários precisam estar capacitados e preparados para prestar esse tipo de atendimento.

Assim, a Prefeitura de Papagaios, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos últimos dias 10 e 11 de maio o curso “SOS Primeiros Socorros nas Escolas”, ministrado por profissionais do SENAR-MG. O treinamento é voltado para preparar os profissionais da área de educação para adotar práticas de primeiros socorros em situações de urgência e emergência, dentro das escolas.

Foram capacitados 24 profissionais da rede municipal de ensino, entre professores, diretores e serventes escolares, divididos em duas turmas com 12 participantes, com duração total de 8 horas de treinamento.

Sobre esse assunto, o Prefeito de Papagaios, Mário Reis, disse que a preocupação com a segurança e integridade dos alunos é uma constante na rede municipal de ensino. Esse treinamento chega para deixar os nossos profissionais da educação ainda mais preparados – “Adequar os procedimentos de segurança à Lei Lucas é uma obrigatoriedade bem-vinda. A equipe educacional precisa estar preparada para reconhecer uma situação de emergência e sua gravidade, agindo prontamente. Estar capacitado para tal situação e prestar o atendimento básico corretamente, ajuda a evitar maiores complicações e, até mesmo, salvar vidas”.

O que é a Lei Lucas

O seu objetivo é aumentar a segurança de crianças e adolescentes dentro do espaço escolar ou recreativo, oferecendo o conhecimento necessário para que os profissionais possam lidar com situações emergenciais. Afinal de contas, quase quatro mil crianças morrem no Brasil todo os anos por conta de algum tipo de acidente.

E foi exatamente um desses casos que originou a criação da lei. No ano de 2017, o jovem Lucas Begalli, de apenas 10 anos, saiu em uma excursão com a escola. Durante o passeio, acabou se engasgando com um cachorro quente e morreu asfixiado, pois nenhum dos professores sabia técnicas de primeiros socorros.

A partir daí, a mãe do menino, Alessandra Zamora, começou a lutar pela criação de uma lei que exigisse a capacitação de professores para lidar com esse tipo de situação.

Fonte: Educa Mundo

Fonte: Secretaria Municipal de Educação