A participação é aberta à toda a população papagaiense.

Os benefícios da atividade física são de amplo conhecimento. Sua prática regular proporciona ganhos significativos para a saúde e a melhoria na qualidade de vida. Com esse propósito, a Secretaria de Saúde de Papagaios criou e promove o Grupo de Exercícios Físicos orientados pela profissional Luana de Souza Bahia, componente da equipe NASF.

Os grupos funcionam nos seguintes horário e locais:

• Terças e quintas-feiras: às 8 horas, no Curumim, em frente à ESF Nossa Senhora Aparecida.
  • Quartas e sextas-feiras: às 7 horas, no CRAS (centro da cidade) e às 8h30, no poliesportivo municipal (Praça da Lagoa).

A participação é aberta à toda a população papagaiense.

Atividade física e a saúde dos brasileiros

Realizar exercícios físicos é indicado para todos os indivíduos. No entanto, não são todas as pessoas que conseguem seguir essas recomendações — fato que pode levar ao sedentarismo e comprometer, significativamente, a saúde.

Ao que tudo indica, esse cenário tem se agravado por conta do avanço da tecnologia em nosso dia a dia. Serviços de streaming, jogos eletrônicos e smartphones fazem com que as pessoas passem mais tempo conectadas ao universo on-line, deixando de lado as práticas esportivas ou qualquer outra atividade capaz de manter o corpo em movimento.

De acordo com um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde, em 2018, um em cada quatro adultos apresenta características de sedentarismo. Já outra pesquisa, elaborada no mesmo ano pelo Ministério da Saúde, indica que a maioria das doenças que mais matam no país são originárias de um estilo de vida nada saudável.

O uso de medicamentos, a má alimentação, o excesso de trabalho e a falta de exercícios físicos são alguns dos fatores que influenciam o índice de morte causada por doenças entre os brasileiros. Das complicações, podemos destacar o câncer, os problemas cardiovasculares, doenças respiratórias e demais condições que afetam o fígado.

Em um primeiro momento, o estilo de vida sedentário pode até parecer inofensivo, mas ele é o principal causador da obesidade — que, consequentemente, está relacionada ao surgimento de doenças crônicas, sendo a hipertensão arterial, o colesterol alto, a osteoporose e a diabetes bons exemplos delas.

Fora isso, os grandes índices de gordura também fazem com que o corpo permaneça em constante estado pré-inflamatório, produzindo, assim, determinadas citocinas capazes de inibir a ação dos receptores de insulina, localizados nos tecidos-alvo. Como resultado, o organismo sofre um quadro de resistência à insulina, o que causa a temida diabetes do tipo II.

Principais benefícios da Atividade Física

Ao realizar uma atividade física, é possível notar que essa prática é responsável não somente por aumentar a qualidade de vida do indivíduo, como também melhorar os níveis de estresse. Entre as suas principais vantagens, podemos ressaltar:

• Redução da tendência à depressão;
  • Aumento da sensação de energia não somente para o trabalho, mas também para aproveitar o tempo livre;
  • Auxílio na realização das atividades diárias, eliminando o cansaço e aumentando, assim, a produtividade;
  • Ajuda a dormir e a repousar melhor;
  • Melhora da autoimagem;
  • Melhora a circulação do sangue e mantém ossos e articulações saudáveis;
  • Ajuda a controlar o peso;
  • Aumenta a disposição no dia a dia;
  • Promove bem-estar físico e mental.

PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PRA UM FUTURO MELHOR.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Data de publicação: 09/05/2022