Total descaso com a educação pública em Papagaios nos últimos anos deixou o sistema à mingua. A nova administração está mudando essa realidade.

Garantir educação de qualidade continua sendo um dos maiores desafios do Brasil e Papagaios não foge à regra. Além dos obstáculos habitualmente enfrentados pelos educadores, outros vieram dificultar a volta às aulas em 2017.

A situação encontrada era lamentável e vergonhosa. Além do sucateamento dos ônibus escolares nos deparamos com escolas depredadas e até incendiadas.

    

    

  

Mas, nada foi empecilho para que o ano letivo começasse no tempo certo. Através de uma ação conjunta entre as Secretarias de Educação, Transporte e Obras Públicas, a Administração Municipal não mediu esforços para colocar tudo em ordem e em pleno funcionamento, implementando ações como:

  • Reforma do espaço físico, colocação de grades de proteção e vidros nas janelas da Escola Municipal Domitila Valadares Figueiredo.
  • Reforma da sala incendiada da EMEI José Duarte Marinho, colocação de grades de proteção e vidros nas janelas por causa do índice de vandalismo.
  • Aquisição de 11 ônibus escolares.
  

  

  

E as reconstruções não foram apenas físicas. A Equipe Pedagógica, apoiada pelos educadores está promovendo diversas ações pedagógicas que irão, em médio prazo, revolucionar a educação em nossa cidade. Veja algumas das atividades realizadas nos seis primeiros meses:

  

  

  

  

  

Aplicação de avaliações diagnósticas em toda a rede de ensino para sondagem da aprendizagem dos alunos com mapeamento e apresentação dos resultados;

  1. Revitalização e dinamização das bibliotecas escolares;
  2. Realização de feirinha gastronômica para valorização e conhecimento do fornecimento de alimentos da Agricultura Familiar;
  3. Visitas ao Lar dos Idosos Selma Maria Reis;
  4. Reuniões de pais realizadas nas escolas;
  5. Treinamento para os professores de apoio, especialistas da rede e professor de biblioteca;
  6. Projetos de leitura;
  7. Visitas à Biblioteca Pública do município, recontos literários, contação de histórias nas Creches e Educação Infantil, empréstimos de livros para os alunos e hora da leitura;
  8. Partilha da Páscoa;
  9. Festas em homenagem às mães nas escolas da rede;
  10. Projeto Correspondência em homenagem ao escritor Bartolomeu Campos de Queirós. Os alunos do município correspondem através de cartas com os alunos de Contagem e trocam visitas para culminância do mesmo.
  11. Capacitação na SRE de Sete Lagoas.
  12. Festas Juninas nas escolas da rede;
  13. Feirinha de ciências do 4º ano matutino da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida;
  14. Projeto: Invasão Literária, realizado pela Equipe da Escola Municipal Olegário Pereira;
  15. Escovação nas escolas realizada pela equipe da saúde bucal do município;
  16. Biblioteca volante do SESC;
  17. Realização da 4ª Edição do Projeto Mais Educação Aluno Nota 10, continuidade e inovação.

Prefeitura de Papagaios trabalhando para um futuro melhor.



Fonte: Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 04/08/2017

Compartilhe!