O objetivo é apoiar o desenvolvimento de um projeto eficaz voltado à implementação de diversas iniciativas para a prevenção ao uso de álcool e outras drogas em nosso município.

O alcoolismo é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, onde cerca de 15% da população é dependente do álcool, a maioria homens jovens entre 18 e 29 anos. Para incentivar as iniciativas de prevenção, foi criado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo ou “Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo”, data marcada para 18 de fevereiro de cada ano.

No último Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo (18/02), o município de Papagaios recebeu a visita da Subsecretária Estadual de Políticas sobre Drogas, Soraya Romina dos Santos, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de um projeto eficaz voltado à implementação de diversas iniciativas para a prevenção ao uso de álcool e outras drogas em nosso município.

A visita teve a seguinte programação:

• 09h00 - Reunião no Gabinete do Prefeito
  • 10h30 - Visita ao Lar dos Idosos
  • 12h30 - Visita a comunidade Terapêutica
  • 14h00 - Palestra no plenário da Câmara Municipal

Na ocasião, o Prefeito de Papagaios, Mário Reis, comentou que o aumento do consumo entre os jovens, principalmente, pode causar uma marca nessa geração – “Muitos jovens iniciam o consumo de álcool e drogas por diferentes motivos. Seja para tentar se livrar dos problemas ou mesmo por más influências. Por parte do poder público, estamos fazendo investimentos para o tratamento da saúde mental da população para gerar mais qualidade de vida. Porém, do ponto de vista do usuário, é preciso que exista a sua boa colaboração, bem como das pessoas de seu convívio”.

Sobre a visita da Subsecretária Estadual de Políticas sobre Drogas, o Prefeito Mário Reis disse que sua ajuda será muito importante para que o projeto tenha êxito em Papagaios – “A Subsecretária Soraya Romina dos Santos tem nos atendido com grande atenção e presteza. Sua participação no desenvolvimento desse projeto fortalecerá as iniciativas e os resultados”.

Aumento do consumo de álcool na pandemia

Pesquisas têm apontado o aumento do consumo de álcool no Brasil nos últimos anos, sendo que a pandemia do Coronavírus está proporcionando um crescimento ainda maior, trazendo novos desafios que irão exigir mais ações de combate.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) trata esse problema como uma realidade global. Uma pesquisa da Fiocruz apontou que 35% dos entrevistados adultos, com idades entre 30 e 39 anos, estão bebendo grandes quantidades, com mais frequência na pandemia.

Data de publicação: 19/02/2021

Créditos: Secretaria Municipal de Administração