Número: 002

Categoria: Parceria OSC

Início da Vigência: 16/01/2023       Fim da Vigência: 31/12/2023

Valor do Contrato: R$ 86.500,00

Informações do Parceiro:

Razão Social: ASSOCIAÇÃO CULTURAL BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS

CNPJ: 17.231.797/0001-30

Ementa:

TERMO DE COLABORAÇÃO QUE ENTRE SI CELEBRAM O MUNICÍPIO DE PAPAGAIOS/MG E A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL ASSOCIAÇÃO CULTURAL BARTOLOMEU CAMPOS DE QUEIRÓS.

Informações adicionais:

A Associação Cultural Bartolomeu Campos de Queirós apresenta uma agenda permanente de atividades:

  • Visitas guiadas, mediante agenda prévia (para grupos maiores) pelo telefone: 37 – 32742211 (horário comercial).
  • Visitas guiadas, para grupos menores ou individualmente. As visitas acontecem em dias e horários comerciais. Nessa oportunidade, o público tem acesso às salas de exposições com objetos, livros, móveis e artes em memória de Bartolomeu.
  • Organização e realização de lives (encontros virtuais) sobre temas da obra literária do autor. Anualmente, realizamos esses encontros no início de cada ano e em agosto, nas datas de nascimento e morte de Bartolomeu Campos de Queirós (25/08/1944-16/01/2012).
  • Atendimento a pesquisas de estudantes do Ensino Fundamental, Médio, EJA, universitários e interessados na obra e na memória do escritor.
  • No Espaço Cultural: palestras educacionais, seminários, conferências, shows locais, balé, concertos, feira de livros, exposições de artesanato, peças teatrais e outros.

Bartolomeu Campos de Queirós

Para quem gosta de viajar em busca de histórias e mineiridades, é oportuno conhecer a cidade de Papagaios, Minas Gerais, terra do educador e pensador Bartolomeu Campos de Queirós (1944-2012), um dos mais importantes escritores de literatura brasileira do século XX, reconhecido pelos inúmeros prêmios nacionais e internacionais a ele conferidos.

Após sua morte em 16 de janeiro de 2012, a sua família doa seu acervo móvel e literário para a Associação Cultural Bartolomeu Campos de Queirós, que foi criada para este fim, e sediada pela Prefeitura Municipal, na Casa de Cultura Dona Petita, localizada na Praça Alexandre Maciel nº 86, bairro Santo Antônio. O espaço fica aberto de 08h às 17h de segunda-feira à sexta-feira. Contamos com importantes registros da história do referido escritor e de todos aqueles precursores e notáveis papagaienses.