RSS Papagaios - MG Notícias de Papagaios/MG Wed, 25 May 2022 16:05:41 -0300 Wed, 25 May 2022 16:05:41 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://papagaios.mg.gov.br/rss Projeto Partilha da Páscoa nas escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil de Papagaios Mon, 23 May 2022 16:03:28 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1240/?projeto-partilha-da-pascoa-nas-escolas-de-ensino-fundamental-e-educacao-infantil-de-papagaios.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1240/?projeto-partilha-da-pascoa-nas-escolas-de-ensino-fundamental-e-educacao-infantil-de-papagaios.html
Durante o desenvolvimento do projeto, os educandos tiveram a oportunidade de conversar em sala de aula sobre a comemoração da Páscoa e entender os significados dos símbolos pascais. Entenderam também que há uma cultura de consumismo de chocolate que toma conta do comércio e reconheceram que o verdadeiro espírito da Páscoa é muito mais do que comprar ou ganhar ovos de chocolate.

Tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, união, solidariedade, generosidade, amizade, espírito de coletividade e de compartilhamento, sobressaíram na hora do lanche, pois as crianças puderam compartilhar e saborear os “quitutes especiais” que os amigos trouxeram de casa. Neste espírito de partilha, não houve lanche particular, não houve o” meu” ou o “seu” lanche, pois todos dividiram seus lanches com os colegas, doando e recebendo de forma carinhosa e amistosa o que trouxeram de casa. Neste clima de troca e generosidade, os funcionários também doaram lanches para o dia da partilha.

Ao final dessa experiência, em clima de festa, os alunos ganharam uma bela lembrancinha oferecida pelos professores e um ovo de Páscoa oferecido pela Prefeitura Municipal de Papagaios. A Secretária Municipal de Educação e vice-prefeita de Papagaios, Rislaine de Faria Cançado, fez questão de entregar pessoalmente os ovos de Páscoa para os alunos culminando em um momento muito especial nas escolas de Papagaios.
]]>
PMMG recebe nova motocicleta da Prefeitura de Papagaios Thu, 12 May 2022 16:46:28 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1239/?pmmg-recebe-nova-motocicleta-da-prefeitura-de-papagaios.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1239/?pmmg-recebe-nova-motocicleta-da-prefeitura-de-papagaios.html
Na solenidade, no Centro Administrativo Municipal Hélio Filgueiras de Vasconcelos, receberam as chaves do novo veículo o Tenente-Coronel Paulo Antônio de Moraes Paula, comandante da 19ª. Cia. da PMMG, o Tenente Natan Bastos, comandante do 4º pelotão da PMMG, em Papagaios, e o Soldado Pablo Michel Silva Alves.

A Secretária de Administração, Dallila de Campos Cordeiro, e a representante do CONSEP, Maria das Graças Andrade Costa, acompanharam a entrega da motocicleta.

O veículo foi adquirido com recursos do próprio município, sendo investidos o valor de R$ 26.500,00 (vinte e seis mil e quinhentos reais) nesta aquisição.

O Prefeito Mário Reis salientou o importante trabalho da PMMG em Papagaios – “É um grande privilégio contar com um efetivo policial competente e comprometido com a segurança pública e a ordem em nosso município. Essa motocicleta irá apoiar esse trabalho, reforçando a segurança de toda a população papagaiense”.

O Prefeito ainda destacou que os investimentos na segurança pública de Papagaios sempre foram prioridades – “Desde o meu primeiro mandato como prefeito, os investimentos e o apoio às polícias foram frequentes. Isso é de vital importância não só para manter a ordem e nos dar segurança, mas, é também sinônimo de qualidade de vida para a nossa gente”.

O novo veículo já está em operação, auxiliando a PMMG em nossa cidade.



PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.


]]>
Publicado o Resultado Preliminar do PSS - Edital 01/2022 Mon, 09 May 2022 15:54:15 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1238/?publicado-o-resultado-preliminar-do-pss---edital-012022.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1238/?publicado-o-resultado-preliminar-do-pss---edital-012022.html
Para análise foi instituída COMISSÃO DE ANÁLISE ( Portaria Nº 083 de 14 de Março de 2022) , composta pelos seguintes membros:

a) Um representante da Secretaria de Educação;

b) Dois representantes da equipe gestora;

Esta comissão ficou responsável por :

a) Analisar a documentação apresentada pelo candidato;

b) Realizar a contagem de pontos;

c) Analisar os recursos interpostos( se houver).

No dia 12-05 -2022 será divulgado resultado final.

Os resultados estarão disponíveis também na Secretaria Municipal de Educação localizada na Avenida Dona Joaquina do Pompéu, Nº 64, Centro, Papagaios MG.

Será formado Cadastro Reserva Geral, onde os candidatos selecionados poderão ser chamados, conforme a necessidade e de acordo com a ordem decrescente de classificação.

Confira o Resultado Preliminar neste link ou na página do evento.



]]>
Grupo de Exercícios Físicos Orientados apresenta bons resultados em Papagaios Mon, 09 May 2022 14:06:53 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1237/?grupo-de-exercicios-fisicos-orientados-apresenta-bons-resultados-em-papagaios.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1237/?grupo-de-exercicios-fisicos-orientados-apresenta-bons-resultados-em-papagaios.html
Os grupos funcionam nos seguintes horário e locais:

  • Terças e quintas-feiras: às 8 horas, no Curumim, em frente à ESF Nossa Senhora Aparecida.
  • Quartas e sextas-feiras: às 7 horas, no CRAS (centro da cidade) e às 8h30, no poliesportivo municipal (Praça da Lagoa).

A participação é aberta à toda a população papagaiense.

Atividade física e a saúde dos brasileiros

Realizar exercícios físicos é indicado para todos os indivíduos. No entanto, não são todas as pessoas que conseguem seguir essas recomendações — fato que pode levar ao sedentarismo e comprometer, significativamente, a saúde.

Ao que tudo indica, esse cenário tem se agravado por conta do avanço da tecnologia em nosso dia a dia. Serviços de streaming, jogos eletrônicos e smartphones fazem com que as pessoas passem mais tempo conectadas ao universo on-line, deixando de lado as práticas esportivas ou qualquer outra atividade capaz de manter o corpo em movimento.

De acordo com um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde, em 2018, um em cada quatro adultos apresenta características de sedentarismo. Já outra pesquisa, elaborada no mesmo ano pelo Ministério da Saúde, indica que a maioria das doenças que mais matam no país são originárias de um estilo de vida nada saudável.

O uso de medicamentos, a má alimentação, o excesso de trabalho e a falta de exercícios físicos são alguns dos fatores que influenciam o índice de morte causada por doenças entre os brasileiros. Das complicações, podemos destacar o câncer, os problemas cardiovasculares, doenças respiratórias e demais condições que afetam o fígado.

Em um primeiro momento, o estilo de vida sedentário pode até parecer inofensivo, mas ele é o principal causador da obesidade — que, consequentemente, está relacionada ao surgimento de doenças crônicas, sendo a hipertensão arterial, o colesterol alto, a osteoporose e a diabetes bons exemplos delas.

Fora isso, os grandes índices de gordura também fazem com que o corpo permaneça em constante estado pré-inflamatório, produzindo, assim, determinadas citocinas capazes de inibir a ação dos receptores de insulina, localizados nos tecidos-alvo. Como resultado, o organismo sofre um quadro de resistência à insulina, o que causa a temida diabetes do tipo II.

Principais benefícios da Atividade Física

Ao realizar uma atividade física, é possível notar que essa prática é responsável não somente por aumentar a qualidade de vida do indivíduo, como também melhorar os níveis de estresse. Entre as suas principais vantagens, podemos ressaltar:

  • Redução da tendência à depressão;
  • Aumento da sensação de energia não somente para o trabalho, mas também para aproveitar o tempo livre;
  • Auxílio na realização das atividades diárias, eliminando o cansaço e aumentando, assim, a produtividade;
  • Ajuda a dormir e a repousar melhor;
  • Melhora da autoimagem;
  • Melhora a circulação do sangue e mantém ossos e articulações saudáveis;
  • Ajuda a controlar o peso;
  • Aumenta a disposição no dia a dia;
  • Promove bem-estar físico e mental.



PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PRA UM FUTURO MELHOR.




]]>
Projeto Ciranda da Leitura, no CEMEI de Papagaios, incentiva e promove o desenvolvimento dos alunos Wed, 04 May 2022 09:09:07 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1236/?projeto-ciranda-da-leitura-no-cemei-de-papagaios-incentiva-e-promove-o-desenvolvimento-dos-alunos.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1236/?projeto-ciranda-da-leitura-no-cemei-de-papagaios-incentiva-e-promove-o-desenvolvimento-dos-alunos.html
Paulo Freire vai além e diz que “ler é tomar consciência, é interpretar o mundo” e que todos queremos e precisamos ser capazes disso. Por isso é tão importante que familiares e educadores, façam com que as crianças tenham acesso a essa porta de entrada para os infinitos saberes do mundo e possam, através da leitura, identificar e valorizar sua potência humana.

Entretanto, o incentivo à leitura nem sempre é uma tarefa fácil. Envolve a dedicação dos profissionais da educação em diversas frentes, como a seleção dos temas, autores e títulos e a organização de diferentes iniciativas com os alunos, por exemplo. O desafio é conciliar tempo e conteúdo em projetos dinâmicos que envolvam os alunos para que a prática e o gosto pela leitura se tornem um hábito na vida de cada um deles, associando a leitura à momentos de prazer e lazer, sem cobranças ou imposições.

O Projeto Ciranda da Leitura

Com base nessas premissas, a Secretaria Municipal de Educação de Papagaios organizou junto ao CEMEI Deputado Fernando Alberto Diniz, a implantação do Projeto Ciranda da Leitura para os alunos da educação infantil.

As principais ações deste Projeto são:

  • Na Biblioteca da Escola, os alunos escolhem e levam livros emprestados para casa usando a Maletinha da Leitura;
  • Os familiares leem as histórias para as crianças em casa. As crianças manuseiam os livros e recontam para os pais as histórias.
  • Ao devolverem os livros que levaram para casa na Maletinha da Leitura, os alunos participam das Rodas de Histórias nas quais recontam as histórias ouvidas e lidas em casa.

Na escola, os alunos participam do Piquenique Literário, que é um momento de contação de histórias ao ar livre. A escola se esmera neste momento e traz para o cotidiano infantil toda a magia e a fantasia da leitura.

Segundo a Secretária Municipal de Educação e vice-prefeita de Papagaios, Rislâine de Faria Cançado, é preciso incentivar a leitura para que se torne um hábito, contribuindo na melhor formação intelectual das crianças – “Infelizmente em nosso país, grande parte da população não tem o costume de ler. Precisamos incentivar essa prática desde a educação infantil de forma que isso colabore com o desenvolvimento mental e intelectual das crianças, enriquecendo seu vocabulário e incentivando a sua criatividade”.

Apoie o Projeto Ciranda da Leitura incentivando e auxiliando o desenvolvimento de nossas crianças.


PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.



]]>
Inscrições abertas para a Banda de Música Dárcio Maciel Ribeiro Mon, 02 May 2022 13:20:03 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1235/?inscricoes-abertas-para-a-banda-de-musica-darcio-maciel-ribeiro.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1235/?inscricoes-abertas-para-a-banda-de-musica-darcio-maciel-ribeiro.html A Banda de Música Dárcio Maciel Ribeiro é um dos grupos musicais da cidade de Papagaios (MG) com seus 23 anos de existência. A Banda Dárcio Maciel Ribeiro conta com um repertório bem eclético que vai do popular ao erudito, se apresentando em diversas festas religiosas e tradicionais da cidade e região como: procissões, missas, festas particulares, solenidades cívicas, Encontros de Bandas na cidade e na região. 

 

INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS VIA FORMULÁRIO ONLINE OU NA SEDE DA BANDA. PARA PREENCHER O FORMULÁRIO AGORA, CLIQUE AQUI.

SER MÚSICO É DESTACAR-SE NO MEIO DA MULTIDÃO.







]]>
Aberto PSS para Assistente de Alfabetização para atuar como Voluntário no Programa Tempo de Aprender Mon, 18 Apr 2022 13:27:57 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1234/?aberto-pss-para-assistente-de-alfabetizacao-para-atuar-como-voluntario-no-programa-tempo-de-aprender.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1234/?aberto-pss-para-assistente-de-alfabetizacao-para-atuar-como-voluntario-no-programa-tempo-de-aprender.html Assistente de Alfabetização, na condição de voluntário, nas unidades escolares municipais participantes do Programa Tempo de Aprender 2022, no âmbito da Rede Pública Municipal de Ensino do Município de Papagaios/MG, em observância ao que dispõe a Portaria MEC nº 280, de 10 de fevereiro de 2020 e a Resolução CD/FNDE n°6, de 20 de abril de 2021.

O Processo Seletivo Simplificado – PSS, Modalidade Contagem de Pontos, conforme edital 001/2022, destina-se ao preenchimento das vagas e cadastro reserva para Assistentes de Alfabetização atuarem no Programa Tempo de Aprender, pelo período de até 08 (oito) meses, a serem distribuídas nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, do município de Papagaios/MG.

As inscrições serão efetuadas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Avenida Dona Joaquina do Pompéu, 64, Centro, Papagaios/MG, no período de 25 a 28/04/2022 de 14H00 às 17H00.

No ato da inscrição, o candidato deverá entregar os seguintes documentos:

I – Formulário de inscrição devidamente preenchido, com todos os dados solicitados;

II– Fotocópias nítidas dos documentos elencados abaixo, conforme a habilitação, com apresentação dos documentos originais para fins de conferência:

a) Registro Geral de Identidade - RG;

b) Cadastro de Pessoa Física - CPF;

c) Comprovante de residência;

d) Diploma de graduação em Pedagogia ou Normal Superior;

e) Declaração de matrícula em curso de Pedagogia( dois últimos períodos);

f) Diploma de Ensino Médio com habilitação em Magistério;

h) Documento comprobatório de experiência docente em alfabetização (Se houver).

Confira o Edital na íntegra, clicando aqui.




]]>
Curso de Cuidador de Idosos em Papagaios Tue, 12 Apr 2022 17:03:06 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1233/?curso-de-cuidador-de-idosos-em-papagaios.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1233/?curso-de-cuidador-de-idosos-em-papagaios.html A Prefeitura Municipal de Papagaios, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, ofertará o curso de Cuidador de Idosos ministrado pelo SENAR, no período 02/05/2022 a 06/05/2022, das 8h às 17h, de forma totalmente gratuita.

O objetivo do curso de Cuidador de Idosos é formar profissionais capazes de lidar com o atendimento de pessoas de qualquer idade que requeiram atenção especial, prezando pela qualidade de vida e bem-estar, destacando-se no mercado pelos conhecimentos técnicos e desenvolvimento comportamental. Além de capacitar pessoas para exercerem funções de cuidador de idosos em domicílios, instituições de longa permanência, centros de referências, entre outras modalidades de atenção ao idoso, sistematizando saberes e fazeres do cuidar, qualificando-os para o exercício de sua função.

Serão apenas 10 vagas. As inscrições devem ser feitas no CRAS (R Maximiliano Ribeiro, 20, no Centro)  no período de 18/04/2022 a 26/04/2022, de 8h às 16h.




]]>
Nos 68 anos de Papagaios, o 3º Passeio Ciclístico de MTB foi sucesso Fri, 28 Jan 2022 08:41:16 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1232/?nos-68-anos-de-papagaios-o-3o-passeio-ciclistico-de-mtb-foi-sucesso.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1232/?nos-68-anos-de-papagaios-o-3o-passeio-ciclistico-de-mtb-foi-sucesso.html
E quem percorreu todo o trecho no menor tempo, foi o jovem Vinícius Silva Gonçalves Santos, de 16 anos, da cidade de Pitangui, que foi o primeiro a chegar com o tempo de 1h11min.

Participaram 133 ciclistas das cidades de:
  • Belo Horizonte
  • Contagem
  • Florestal
  • Maravilhas
  • Mateus Leme
  • Nova Serrana
  • Papagaios
  • Pains
  • Pará de Minas
  • Pequi
  • Pitangui
  • Pompéu
A organização e infraestrutura do 3º Passeio Ciclístico de MTB de Papagaios foram muito elogiadas pelos participantes. À eles foram disponibilizados:

  • Café da manhã
  • Estacionamento para as bicicletas
  • Apoio mecânico
  • Pontos de apoio durante o percurso
  • Placa de identificação no percurso
Todos os participantes receberam medalhas.

Para ver mais fotos e vídeos, acesse nosso Facebook.



PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR




]]>
13ª Corrida de São Sebastião, em Papagaios, contou com atletas de 26 cidades de MG Thu, 27 Jan 2022 15:20:15 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1231/?13a-corrida-de-sao-sebastiao-em-papagaios-contou-com-atletas-de-26-cidades-de-mg.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1231/?13a-corrida-de-sao-sebastiao-em-papagaios-contou-com-atletas-de-26-cidades-de-mg.html
O evento reuniu 108 atletas das seguintes cidades:
  • Abaeté
  • Arcos
  • Azurita
  • Belo Horizonte
  • Bom Despacho
  • Cachoeira da Prata
  • Contagem
  • Curvelo
  • Divinópolis
  • Fortuna de Minas
  • Igaratinga
  • Inhaúma
  • Itaúna
  • Lagoa da Prata
  • Maravilhas
  • Martinho Campos
  • Mateus Leme
  • Nova Lima
  • Nova Serrana
  • Papagaios
  • Pará de Minas
  • Pedro Leopoldo
  • Pitangui
  • Pompéu
  • São João Del Rei
  • Sete Lagoas

Com percurso total de 10 km, os atletas tinham pontos de apoio e hidratação em diversos locais, sendo acompanhados pela PMMG e uma ambulância equipada para atendimentos emergenciais.

A atleta mais jovem tinha apenas 15 anos e o mais velho 67 anos.

A organização da 13ª Corrida de São Sebastião ficou a cargo do Raione Luiz de Carvalho e, inclusive, foi bem elogiada pelos atletas, bem como toda a infraestrutura disponibilizada.
A Prefeitura de Papagaios agradece a participação dos atletas, familiares e amigos, e a população papagaiense que prestigiou o evento em bom número.

PREMIAÇÃO

CATEGORIA ESPECIAL

 

MASCULINO

FEMININO

1º colocado geral

R$ 500,00

R$ 500,00

2º colocado geral

R$ 200,00

R$ 200,00

3º colocado geral

R$ 100,00

R$ 100,00

 

CATEGORIA GERAL

 

MASCULINO

FEMININO

1º colocado geral

R$ 500,00

R$ 500,00

2º colocado geral

R$ 300,00

R$ 300,00

3º colocado geral

R$ 200,00

R$ 200,00

4º colocado geral

R$ 150,00

R$ 150,00

5º colocado geral

R$ 100,00

R$ 100,00

 
CATEGORIA PAPAGAIENSE

 

MASCULINO

FEMININO

1º colocado geral

R$ 500,00

R$ 500,00

2º colocado geral

R$ 200,00

R$ 200,00

3º colocado geral

R$ 100,00

R$ 100,00


PREMIAÇÃO ESPECIAL POR FAIXA ETÁRIA

Todos os 200 primeiros participantes com numeração comprobatória no peito que concluírem a prova dentro do horário máximo permitido (90 minutos), receberão medalhas de participação, nas seguintes faixas:

A

B

C

D

E

F

G

H

15 a 20 anos

21 a 30 anos

31 a 40 anos

41 a 45 anos

46 a 50 anos

51 a 55 anos

56 a 60 anos

Acima de 60 anos



Confira a classificação final clicando nos links abaixo ou nos anexos:

Para ver todas as fotos, acesse nosso Facebook.



PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR


]]>