RSS Papagaios - MG Notícias de Papagaios/MG Wed, 26 Jun 2019 20:06:24 -0300 Wed, 26 Jun 2019 20:06:24 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.11 (http://framework.zend.com) https://papagaios.mg.gov.br/rss Dia de Campo: Prefeitura de Papagaios recebeu novos equipamentos Wed, 19 Jun 2019 09:39:26 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1113/?dia-de-campo-prefeitura-de-papagaios-recebeu-novos-equipamentos.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1113/?dia-de-campo-prefeitura-de-papagaios-recebeu-novos-equipamentos.html Através da CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – o município de Papagaios recebeu, nesse mês de junho, uma retroescavadeira, uma carreta forrageira, duas roçadeiras e um pulverizador por Emenda do Deputado Federal Newton Cardoso Júnior.

Como parte integrante do Convênio firmado entre o município e a CODEVASF foi realizado, no dia 12 de junho, um Dia de Campo, para apresentação da máquina e dos implementos aos produtores rurais. 

O evento, realizado pela Administração Municipal em parceria com a EMATER/MG, aconteceu, na Fazenda Piçarrão, de propriedade do Senhor Antônio Manoel Lataliza de Campos onde foram servidos um farto café da manhã e um delicioso almoço para aproximadamente 50 pessoas.

Aproveitando a oportunidade, foi feita uma barraginha com a máquina recém-adquirida. Os proprietários e trabalhadores rurais presentes agradeceram ao Prefeito Mário Reis e ao Vice-prefeito Álvaro Cordeiro Valadares.

Marcaram presença, também, o representante da CODEVASF, Senhor Juliano Cangussu, que teceu muitos elogios ao evento, e o Coordenador Técnico da EMATER de Sete Lagoas, Senhor Walfrido Machado Albernaz que proferiu uma palestra sobre degradação de solo e as diversas formas de armazenamento de água no terreno como as barraginhas por exemplo.

A Administração Municipal agradece a todos os presentes e, em especial, a Técnica da EMATER de Papagaios Senhora Sílvia L. V. de Souza, que mobilizou a comunidade rural colaborando decisivamente para o sucesso do Dia de Campo.

Prefeitura de Papagaios – Trabalhando para um futuro melhor.



]]>
Vai começar o 11º Mutirão da Limpeza de Papagaios. Sua colaboração é imprescindível! Tue, 28 May 2019 09:09:51 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1112/?vai-comecar-o-11o-mutirao-da-limpeza-de-papagaios-sua-colaboracao-e-imprescindivel.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1112/?vai-comecar-o-11o-mutirao-da-limpeza-de-papagaios-sua-colaboracao-e-imprescindivel.html
A colaboração e participação de cada cidadão é de vital importância para o pleno êxito das ações. Se cada um fizer sua parte, toda a comunidade sai ganhando. Por isso, não deixe de participar e contribuir com o “11º Mutirão da Limpeza”. Essa é uma ótima oportunidade para deixar seu quintal limpinho, livre de lixo e de materiais inservíveis.

Confira as datas do “11º Mutirão da Limpeza” em seu bairro:

IMPORTANTE: O lixo colocado após a data do mutirão em sua rua não será coletado e o responsável estará sujeito à multa.

Participe! Colabore! Vamos afastar da nossa cidade o risco de doenças como dengue, zica, chicungunya e febre amarela.


PREFEITURA DE PAPAGAIOS - Trabalhando para um futuro melhor.



]]>
Semana do MEI em Papagaios Mon, 27 May 2019 16:26:17 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1111/?semana-do-mei-em-papagaios.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1111/?semana-do-mei-em-papagaios.html
Nesse evento, tivemos 297 inscritos, sendo empreendedores, funcionários e representantes de empresas, além de pessoas interessadas em conhecer melhor como ser um microempreendedor individual.



]]>
Comunicado sobre o monitoramento da qualidade da água do Rio Paraopeba Mon, 20 May 2019 10:18:06 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1110/?comunicado-sobre-o-monitoramento-da-qualidade-da-agua-do-rio-paraopeba.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1110/?comunicado-sobre-o-monitoramento-da-qualidade-da-agua-do-rio-paraopeba.html
A pluma de rejeitos proveniente da Barragem 1, da Vale, que se rompeu no município de Brumadinho, não atingiu o Rio São Francisco. Segundo o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), o material chegou à Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, entre os municípios de Curvelo e Pompéu, a 220 quilômetros de distância de Brumadinho, no início de março, sem ultrapassá-la.

O monitoramento emergencial da qualidade da água no Rio Paraopeba é feito pelo Igam desde o primeiro dia após o rompimento da barragem da Vale. Os dados são públicos e divulgados no site do Igam no endereço: http://www.meioambiente.mg.gov.br/component/content/article/13-informativo/3741-desastre-ambiental-barragem-b1-mina-corrego-do-feijao

Atualmente, o Instituto tem o total de 14 pontos de monitoramento da qualidade da água ao longo do rio. Oito desses pontos já existem há 20 anos e, desde então, fornecem informações ao Governo de Minas sobre a situação desses cursos d’agua. Segundo a gerente de Monitoramento de Qualidade das Águas do Igam, Katiane Cristina de Brito Almeida, os outros oito pontos foram instalados após o rompimento da barragem.

As amostras são analisadas em laboratório contratado pelo Igam. Após o processamento das amostras, os resultados são enviados para a equipe de sete analistas ambientais do Instituto que as interpreta e produz o boletim informativo, publicado duas vezes por semana no site da instituição.

Os parâmetros com valores mais elevados foram observados, principalmente, logo após o desastre na região de Brumadinho, nos primeiros 40 quilômetros do rio Paraopeba após o rompimento. Nas semanas subsequentes foram verificadas grandes oscilações para os parâmetros, sobretudo devido às ocorrências de chuvas, que contribuíram com a remobilização do material depositado no leito do rio ou novos aportes de rejeitos no rio Paraopeba, de trechos a montante.

Para os metais pesados, como chumbo e mercúrio total, embora possa se dizer que esses elementos não compunham a massa de rejeito, fica evidente que sua disponibilização nas águas se deu em decorrência direta do rompimento da barragem B1, por arrastamento dos materiais e sedimentos do leito do rio, que foram sendo incorporados à lama à medida que a frente de rejeitos ia passando, ou por outro processo ainda não esclarecido. Violações desses metais foram observadas até Curvelo (BP078), indicando, em conjunto com os valores de turbidez, que a frente de rejeitos já chegou neste trecho e atualmente encontra-se dentro do reservatório da UHE Retiro Baixo.

Destaca-se que não são registrados valores em desconformidade às normas legais de chumbo desde o dia 26 de março de 2019 e de mercúrio desde o dia 02 de março de 2019.

O Igam também realiza um monitoramento mensal em três pontos no reservatório de Três Marias e os dados mostram que o rompimento não causou nenhum impacto nesta região, onde o Paraopeba se encontra com o Rio São Francisco.

A Agência Nacional de Águas (ANA) exigiu que a Vale realizasse um Programa de Monitoramento do reservatório de Três Marias e do Rio São Francisco. Foram instaladas estações telemétricas que realizam medições horárias e enviam os dados diretamente para a ANA.

Afluentes

Desde a última quarta-feira, 27 de março, o Igam iniciou o monitoramento também no Ribeirão dos Gomes, afluente do Rio Paraopeba que deságua logo à montante do ponto de monitoramento do Instituto em Felixlândia, localizado após a UHE Retiro Baixo.

Atualmente, o Igam monitora diariamente as estações de amostragem localizadas no rio Paraopeba a jusante da UHE Retiro Baixo e no Ribeirão dos Gomes para verificar o avanço da frente de rejeitos.



]]>
Reunião de Prefeitos trata da compensação pelos impactos do rompimento da barragem em Brumadinho Tue, 14 May 2019 15:51:57 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1109/?reuniao-de-prefeitos-trata-da-compensacao-pelos-impactos-do-rompimento-da-barragem-em-brumadinho.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1109/?reuniao-de-prefeitos-trata-da-compensacao-pelos-impactos-do-rompimento-da-barragem-em-brumadinho.html
A reunião aconteceu no dia 10 de maio na sede do IGAM, em Belo Horizonte, e contou com a presença do Secretário de Estado do Meio Ambiente, o Sr. Germano Luiz Gomes Vieira, e os prefeitos das cidades que compõe a Bacia do Rio Paraopeba. O foco do evento é a proposição da compensação para universalização do saneamento nos municípios diretamente impactados pelo rompimento da barragem em Brumadinho.

Sobre este evento, o Prefeito Municipal comentou – “O impacto causado pelo rompimento da barragem em Brumadinho vai apresentar danos por longos anos e afetar direta e indiretamente milhares de famílias, na Bacia do Rio Paraopeba e em diversas outras cidades. É preciso que esses danos sejam compensados e que os municípios recebam recursos para essa finalidade. Estamos aqui para isso, para defender os direitos dos cidadãos”.




]]>
Segurança pública em Papagaios ganha reforço de mais uma viatura para a PMMG Tue, 14 May 2019 15:43:46 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1108/?seguranca-publica-em-papagaios-ganha-reforco-de-mais-uma-viatura-para-a-pmmg.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1108/?seguranca-publica-em-papagaios-ganha-reforco-de-mais-uma-viatura-para-a-pmmg.html
E para tornar Papagaios ainda mais segura, o Prefeito Municipal requisitou e foi atendido, através de emenda parlamentar do Deputado federal Domingos Sávio, e nossa cidade irá receber nos próximos dias mais uma viatura para a Polícia Militar.

Nosso Prefeito Municipal compareceu à cerimônia de entrega das viaturas, no último dia 10 de maio, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, acompanhado do Deputado Federal Domingos Sávio e do vereador Carlos da Nina.

Na ocasião, o Prefeito Municipal disse que – “Graças aos esforços do Deputado Domingos Sávio, o efetivo policial de nossa cidade ganha mais um importante recurso para auxiliá-los na árdua tarefa de garantir a segurança de todos os papagaienses, dentro dos princípios da legalidade”.

Essa é a segunda viatura que Papagaios recebe através de emenda parlamentar do Deputado Federal Domingos Sávio. A outra viatura foi entregue em janeiro de 2018.

A Prefeitura de Papagaios, mesmo com todas as dificuldades e escassez de recursos dos últimos anos, segue cumprindo seus compromissos para com nossa cidade e seus cidadãos, sempre trabalhando para um futuro melhor.



]]>
Semana do MEI - 2019 do Sebrae terá palestra especial em Papagaios Tue, 14 May 2019 14:38:36 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1107/?semana-do-mei---2019-do-sebrae-tera-palestra-especial-em-papagaios.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1107/?semana-do-mei---2019-do-sebrae-tera-palestra-especial-em-papagaios.html ]]> Prefeitura de Papagaios faz recrutamento para o Mutirão da Limpeza Thu, 09 May 2019 07:40:41 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1106/?prefeitura-de-papagaios-faz-recrutamento-para-o-mutirao-da-limpeza.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1106/?prefeitura-de-papagaios-faz-recrutamento-para-o-mutirao-da-limpeza.html
A Prefeitura de Papagaios contratará moradores de todos os bairros da cidade e de Vargem Grande para participarem do Mutirão de Limpeza.

Para realizar a sua inscrição procure a Secretaria Municipal de Educação, de 06 a 10 de maio, de 8 às 11 horas e de 13 às 16 horas, levando os seguintes documentos:

- CPF, identidade, carteira de trabalho e comprovante de residência.



Prefeitura de Papagaios – Trabalhando para um futuro melhor.



]]>
Novidades da ExpoZebu podem ajudar o setor agropecuário de Papagaios Tue, 30 Apr 2019 16:39:46 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1105/?novidades-da-expozebu-podem-ajudar-o-setor-agropecuario-de-papagaios.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1105/?novidades-da-expozebu-podem-ajudar-o-setor-agropecuario-de-papagaios.html
No tradicional evento, conhecido dentro e fora do Brasil, onde estavam presentes autoridades como a Ministra da Agricultura, Sra. Tereza Cristina, a Secretária de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Sra. Ana Maria Soares Valentini e a Diretora de Negócios da APEX, Letícia Catelani, o Prefeito Mário Reis, acompanhado do Deputado Estadual Inácio Franco e do Deputado Federal Domingos Sávio, teve a oportunidade de conversar com as referidas autoridades e de acompanhar as inovações do agronegócio.



]]>
Prefeito de Papagaios leva proposta para o uso do pó de ardósia à Secretária Estadual de Agricultura Tue, 30 Apr 2019 16:33:33 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1104/?prefeito-de-papagaios-leva-proposta-para-o-uso-do-po-de-ardosia-a-secretaria-estadual-de-agricultura.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1104/?prefeito-de-papagaios-leva-proposta-para-o-uso-do-po-de-ardosia-a-secretaria-estadual-de-agricultura.html
Após a comprovação de viabilidade técnica, além de produzir efeito direto na remineralização do solo, se usado em grande escala, o pó de ardósia poderá ajudar a diminuir o impacto ambiental causado pelas minerações de ardósia no passado, além de gerar emprego e renda para a população.

Após o encontro, o Prefeito recebeu, via ofício, o compromisso da Secretária de buscar esforços para atendimento ao pleito apresentado.



]]>