RSS Papagaios - MG Notícias de Papagaios/MG Sun, 02 Oct 2022 09:23:55 -0300 Sun, 02 Oct 2022 09:23:55 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://papagaios.mg.gov.br/rss 3º Torneio Leiteiro em Papagaios com muitos prêmios e merecida homenagem Thu, 29 Sep 2022 07:55:15 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1257/?3o-torneio-leiteiro-em-papagaios-com-muitos-premios-e-merecida-homenagem.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1257/?3o-torneio-leiteiro-em-papagaios-com-muitos-premios-e-merecida-homenagem.html
O Torneio é um projeto idealizado e mantido pela Prefeitura de Papagaios, em parceria com a EMATER e o Sindicato dos Produtores Rurais de Papagaios. O evento tem como objetivo fomentar a produção leiteira e a interação dos produtores de leite do município.

O Torneio Leiteiro desse ano contou com a participação de 43 produtores. Os produtores participantes concorreram nas seguintes categorias:

• Participação especial;
• Melhor conjunto vaca ½ sangue (1º, 2º e 3º lugar);
• Melhor conjunto vaca ¾ (1º, 2º e 3º lugar);
• Melhor novilha ½ sangue (1º, 2º e 3º lugar);
• Melhor novilha ¾ (1º, 2º e 3º lugar);
• Melhor vaca ½ sangue (1º, 2º e 3º lugar);
• Melhor vaca ¾ (1º, 2º e 3º lugar);
• Grande Campeã do Torneio Leiteiro 2022.


PREMIAÇÃO

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

1- Alírio de Castro Matoso

2- André Reis Marinho

3- Augusto Bahia Vasconcelos

4- Célio Antônio Campos de Abreu

5- Célio Gonçalves Campos

6- Edivaldo da Silva Lima

7- Eduardo Augusto Amaral Carvalho

8- Emanuel Lopes Costa

9- Emerson Barcelos dos Reis

10- Fernando Antônio de Barcelos Souza

11- Francisco Edmar de Abreu

12- Geraldo Antônio Maciel

13- Geraldo Ribeiro Chaves

14- Gerci Timóteo de Campos

15- José Belizário França

16- José Duarte de Jesus

17- José Francisco Neto

18- José Maria da Silva

19- Kênia Jéssica da S. Souza

20- Lucas Alson de Almeida Valadares

21- Lucas Miguel Reis Silva

22-Lucas Reis Costa

23-Maria José Garcia Capanema

24-Osmar José da Silva

25-Rafael Valadares Vieira Menezes

26-Renato Campos Lataliza

27-Renato Guimarães Cordeiro

28-Rute abreu Dias

29-Valdez Gonçalves da Silva

30-Valdir José da Silva

31-Vandi Raimundo Cordeiro de Oliveira

32-Vera Lúcia Lataliza França

33- Washington de Souza

 

MELHOR CONJUNTO VACA 1/2 SANGUE

1º LUGAR:

Luiz Carlos de Campos Júnior

2º LUGAR:

Humberto Gonçalves da Silva

3º LUGAR:

Renato Alves de Freitas

 

MELHOR CONJUNTO VACA 3/4 SANGUE

1º LUGAR:

Luiz Carlos de Campos Júnior

2º LUGAR:

José Raimundo Souza Chaves

3º LUGAR:

José Bonaparte Vasconcelos Fonseca

 

MELHOR NOVILHA 1/2 SANGUE

1º LUGAR:    

Raimundo Teixeira Maciel Júnior

2º LUGAR:    

Renato Alves de Freitas

3º LUGAR:

Bruno Kassiano Gonçalves e Silva

 

MELHOR NOVILHA  3/4 SANGUE

1º LUGAR: 

 Renan Alves de Freitas

2º LUGAR:

Manoel Antônio Lataliza de Campos

3º LUGAR:

José Raimundo Souza Chaves

 

MELHOR VACA 1/2 SANGUE

1º LUGAR:   

Luiz Carlos de Campos Júnior

2º LUGAR: 

Humberto Gonçalves da Silva

3º LUGAR:

Luiz Carlos de Campos Júnior

 

MELHOR VACA 3/4 SANGUE

1º LUGAR:

Luiz Carlos de Campos Júnior

2º LUGAR:    

Luiz Carlos de Campos Júnior

3º LUGAR:     

Luiz Carlos de Campos Júnior

 

GRANDE CAMPEÃO DO 3º TORNEIO MUNICIPAL DE PAPAGAIOS:

Luiz Carlos de Campos Júnior


Na confraternização estiveram presentes os produtores, seus familiares e colaboradores.


HOMENAGEM



Durante a entrega da premiação aos participantes, foi feita homenagem póstuma ao estimado produtor rural, Geraldo Antônio Maciel (Gê), tendo o Prefeito de Papagaios, Mário Reis, entregado uma placa à Mariana Maciel, filha do Gê, com os seguintes dizeres:

III Torneio Leiteiro de Papagaios

Homenagem Póstuma

Geraldo Antônio Maciel

Conselheiro Fiscal
Sindicato dos Produtores Rurais de Papagaios

“Um Produtor Rural não morre, ele muda de plano para alimentar almas”
A você, nossa gratidão!

Sindicato Rural de Papagaios
Prefeitura Municipal de Papagaios




PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.




]]>
Prefeitura de Papagaios realiza Desfile Cívico de 7 de Setembro Thu, 22 Sep 2022 16:48:12 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1256/?prefeitura-de-papagaios-realiza-desfile-civico-de-7-de-setembro.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1256/?prefeitura-de-papagaios-realiza-desfile-civico-de-7-de-setembro.html O 7 de Setembro é celebrado nacionalmente, marcado por comemorações públicas que enfatizam o patriotismo e o civismo e, em Papagaios, não foi diferente.

A Prefeitura Municipal de Papagaios, através da Secretaria de Educação, sob o comando de Rislâine de Faria Cançado, convidou as escolas das redes municipal, estadual e particular de educação, a APAE, a Banda de Música Dárcio Maciel Ribeiro, a Polícia Militar e diversos outros segmentos sociais, como representantes do futebol, do handball, das academias, do motociclismo, da capoeira e do carnaval papagaiense para participarem do desfile cívico comemorativo ao dia 07 de Setembro.

Segundo a secretária Rislâine Cançado, o que importa ao se trabalhar o Dia da Independência nas escolas, é que os educandos apreendam o seu significado histórico, político e social; assim como a relevância da data para o cenário do nacional.

O desfile realizado na Avenida Dona Joaquina do Pompéu, no centro de Papagaios, também foi a culminância do Projeto “SETE DE SETEMBRO: EDUCAÇÃO PARA UM PAÍS MELHOR” realizado pelas escolas de Papagaios, que abordaram diversos temas relacionando-os ao processo de Independência do Brasil e à valorização da Pátria.

Os projetos realizados por escola, foram:

  • Escola Municipal Domitila Valadares Figueiredo: Valorização do Patrimônio Público de Papagaios como expressão de cidadania e construção de um país melhor
  • Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida: O lixo e o Meio Ambiente: Por uma cidade/ país mais consciente.
  • Escola Municipal Olegário Pereira: Vivendo Valores na Escola: formando cidadão mais humanos e conscientes.
  • Escola Municipal Nadir José de Barcelos: Família e escola: A união que faz a diferença para a construção de um país melhor.
  • EMEI José Duarte Marinho, CEMEI Deputado Fernando Alberto Diniz, EMEI Ana Maria Maciel e CEMEI Maria do Carmo Valadares Bahia: A importância da leitura na Educação Infantil: formando leitores/cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade.
  • Escola Estadual Renato Filgueiras, Escola Estadual Diogo de Castro e Escola Estadual Jacir Lopes Duarte: Uso Consciente das Redes Sociais.
  • Educandário Cecília Meireles: Bicentenário da Independência.
  • APAE: Superando Barreiras Para Garantir a Inclusão.


A Secretária Rislâine Cançado, ressaltou ainda que a comemoração da Independência do Brasil é indispensável, pois oportuniza formar nos educandos o conceito de pátria, despertando sentimentos como o patriotismo e o civismo, desenvolvendo atitudes de respeito aos símbolos nacionais.

Tais sentimentos e atitudes foram claramente manifestados pelos alunos das escolas durante o desenrolar do Projeto e do desfile cívico, quando cantaram brilhantemente os hinos Nacional, da Independência e o Hino a Papagaios, enquanto as autoridades presentes, dentre elas o Prefeito de Papagaios, Mário Reis, hasteava as bandeiras do país, do estado e do município.
“Ensinar os alunos a valorizar o Dia da Independência do Brasil é um grande passo para a construção de um país melhor e com menos injustiças sociais” - salienta a Secretária de Educação de Papagaios, Rislâine Cançado e, completa - “Aprender sobre a história, a luta diária e as conquistas do povo brasileiro reforçam a ORDEM E O PROGRESSO destacados na bandeira brasileira”.








]]>
Expô Papagaios: um dos melhores eventos de Minas Gerais Mon, 19 Sep 2022 10:39:06 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1255/?expo-papagaios-um-dos-melhores-eventos-de-minas-gerais.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1255/?expo-papagaios-um-dos-melhores-eventos-de-minas-gerais.html
O evento uniu a IX EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE PAPAGAIOS, VI EXPOSIÇÃO RANQUEADA DA RAÇA GIROLANDO e a 3ª MULTIFEIRA.

Artistas de renome nacional abrilhantaram a 9ª Expô Papagaios com espetáculos de luzes, cores e talentos. No primeiro dia do evento (01/09), a dupla Rick & Renner agitou o público e deu uma mostra de como seriam os outros dias da festa.

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS IMAGENS DA QUINTA-FEIRA (01/09)

Na sexta-feira (02/09) foi a vez do show de Maiara & Maraísa fazer o chão tremer no Parque de Exposições Hélio Filgueiras de Vasconcelos. O público interagiu com a dupla todo o tempo, transformando o ambiente em um lindo espetáculo.

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS IMAGENS DA SEXTA-FEIRA (02/09)

No sábado (03/09), a última noite da 9ª Expô Papagaios ficou por conta do showzaço de Matogrosso & Mathias que, além de emocionar o público e proporcionar uma festa incrível, deixaram todo o público ansioso pelo próximo evento.

A alegria e satisfação foi unânime nos comentários das milhares de pessoas que passaram pela 9ª Expô Papagaios em seus três dias. Muita gente bonita, animada e disposta a contribuir com o sucesso da festa de forma ordeira e segura.

VI Exposição Ranqueada da Raça Girolando

A VI Exposição Ranqueada da Raça Girolando contou com a participação de 13 expositores e um total de 61 animais.

Produtores rurais e criadores de gado leiteiro puderam interagir com diferentes parceiros de negócios, buscando mais conhecimentos, promovendo e divulgando a raça girolando.

Os participantes reconheceram que o evento em Papagaios é uma ótima oportunidade para verificar o avanço nas técnicas de produção na pecuária leiteira e a melhoria da genética da nossa região ao longo dos anos, fortalecendo o setor.

3ª Multifeira

Na 3ª Multifeira, participaram 12 empresas dos setores de equipamentos, maquinários, veículos, energia solar, agrodone, implementos agrícolas e outras.

As empresas expositoras: Mason, Tracbel, Mão na Roda, Conceito Solar, Agrodrone, Lumus Solar, Sicoob Credipeu, Coopel, Leitepeu, Parebem Rede de Postos, Treviso, Via Mondo, Inova, Futura, Agropivot, Centro Rochas, AMAR, FAEMG, também reconheceram a importância da integração das iniciativas dentro da 9ª Expô Papagaios, pois trouxe mais visibilidade e gerou mais oportunidades de negócios.

A Prefeitura de Papagaios agradece a todos que contribuíram com o sucesso do evento.


PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.




]]>
Inscrições abertas para o 10º Mutirão “Direito a Ter Pai”, realizado pela Defensoria Pública de MG Thu, 15 Sep 2022 09:20:21 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1254/?inscricoes-abertas-para-o-10o-mutirao-direito-a-ter-pai-realizado-pela-defensoria-publica-de-mg.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1254/?inscricoes-abertas-para-o-10o-mutirao-direito-a-ter-pai-realizado-pela-defensoria-publica-de-mg.html
Iniciativa anual da DPMG, a ação busca o exercício do direito à paternidade, além de fomentar a estruturação da família, principal referência na formação de vínculos de afetividade, sociabilidade e identidade das crianças e também de filhas e filhos adultos.

Além de Belo Horizonte, outras 62 unidades da Defensoria Pública – no interior do estado – participarão dessa mobilização, que ocorrerá de maneira simultânea e presencial desde a pandemia de Covid-19. O número de participação de unidades é recorde.

Esta será a 10ª edição em âmbito estadual do mutirão de reconhecimento de paternidade/maternidade, garantido pelo artigo 226, § 7º, da Constituição da República e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Desde a primeira edição, em 2011, o Mutirão já realizou mais de 60 mil atendimentos e cerca de 10 mil exames de DNA. Em média, 70% deles têm resultado positivo.

Quem quiser participar desta edição do Mutirão “Direito a Ter Pai” em Belo Horizonte e no interior deve ficar atento ao período de inscrição, que será do dia 1º a 30 de setembro de 2022 em cada unidade participante.

CLIQUE E VEJA AS CIDADES PARTICPANTES E AS INFORMAÇÕES PARA INSCRIÇÃO

Todo o serviço é gratuito e contempla exames de DNA e reconhecimento espontâneo de paternidade e maternidade. Para participar do mutirão, o solicitante deverá comprovar a ausência do nome do pai ou da mãe na certidão de nascimento.

O drama de não conhecer e não ser reconhecido pelo pai, que implica quase sempre em não receber nenhum tipo de assistência financeira, educativa ou afetiva, é uma realidade para muitos brasileiros. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que 5,5 milhões de crianças brasileiras estão sem o nome do pai na certidão de nascimento. Em Minas Gerais, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), mais de sete mil bebês que nasceram em 2021 não têm o nome do pai na certidão.

Inscrições

As inscrições já podem ser feitas, de segunda até sexta-feira, no horário de 12h00 às 18h00 horas, até o dia 30 de setembro, na DEFENSORIA PÚBLICA DE PITANGUI, localizada na Praça da Câmara, nº 11, Centro. Para mais informações, ligue para (37) 3271-4520.

Documentação

É preciso apresentar:

– certidão de nascimento daquele que pretende ser reconhecido (sem o nome do pai ou da mãe),

– comprovante de endereço,

– documento pessoal do representante legal (no caso de requerente menor),

– Nome, número de telefone e/ou endereço do suposto pai.

O suposto pai que deseja reconhecer espontaneamente o filho também poderá fazer a inscrição para participar do mutirão. Nesse caso, ele deverá informar o nome da pessoa que deseja reconhecer, número de telefone e endereço. Para aqueles que quiserem fazer o reconhecimento espontâneo, as partes (pai ou mãe e filhos) também devem enviar a documentação. A Defensoria Pública de Minas Gerais marcará uma sessão de conciliação entre eles e uma defensora ou defensor público.

Com informações da Defensoria Pública de Minas Gerais



]]>
Secretaria de Saúde faz campanha de conscientização a respeito da identificação de lesões de pele Mon, 05 Sep 2022 15:58:58 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1253/?secretaria-de-saude-faz-campanha-de-conscientizacao-a-respeito-da-identificacao-de-lesoes-de-pele.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1253/?secretaria-de-saude-faz-campanha-de-conscientizacao-a-respeito-da-identificacao-de-lesoes-de-pele.html
A motivação para escolha dessa abordagem baseia-se no fato de que, ainda que a população negra corresponda a um grande percentual da população total brasileira, o treinamento para análise de lesão de pele é baseado na pele branca. Nesse sentido, tendo em vista a maior pigmentação da pele negra e o desconhecimento populacional acerca das peculiaridades do diagnóstico nessa população, tem-se um subdiagnóstico de possíveis lesões malignas e consequentemente um atraso no início do tratamento.


]]>
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem ações em Papagaios Mon, 29 Aug 2022 09:02:20 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1252/?semana-nacional-da-pessoa-com-deficiencia-intelectual-e-multipla-tem-acoes-em-papagaios.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1252/?semana-nacional-da-pessoa-com-deficiencia-intelectual-e-multipla-tem-acoes-em-papagaios.html Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação.

Desenvolvida pela Federação Nacional das APAES (FENAPAES) desde 1963 e introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, a campanha desse ano aconteceu entre os dias 21 e 28 de agosto com o tema “Superar barreiras para garantir inclusão”. O assunto tem por propósito chamar a atenção dos brasileiros para frisar que, apesar dos direitos e avanços conquistados por meio de legislações e políticas públicas, nas quais a organização atuou na linha de frente, as pessoas com deficiência ainda sofrem resistências, mesmo tendo o artigo 4º da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) afirmando: “Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.

Dar voz e vez AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA é, pois, realidade cotidiana no enfrentamento constante de barreiras, desde seus direitos humanos mais básicos, como gerir seu próprio vestir, até as tomadas de decisões na vida adulta.

Você já avaliou o seu olhar? Sua atitude, diante das pessoas com deficiência intelectual e múltipla?

Por isso, reforçando sua ímpar missão de levar informação e conhecimento, e de prezar pelo respeito à dignidade da pessoa humana, a APAE de Papagaios, por meio da Semana Nacional, colocou a sociedade para se unir em favor do projeto de garantir a plena inclusão social das pessoas com deficiência, com uma vasta programação, incluindo celebração de missa, passeatas, palestras, dia da beleza, entre outros.

“Não são AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA que devem ser melhoradas, mas sim NÓS, juntamente com as FAMÍLIAS e a SOCIEDADE que devemos nos adaptar para compreendê-las” - destacou Maria Izabel de Freitas Campos, presidente da APAE de Papagaios

O Prefeito Municipal de Papagaios, Mário Reis Filgueiras, esteve presente durante a programação e destacou - "O desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e seu relacionamento psicossocial, são possíveis quando se tem uma interação com a sociedade e a comunidade onde se relacionam, o futuro se faz com conscientização das diferenças”.

REALIDADE

Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer regras, e realizar atividades cotidianas, como as ações de autocuidado. Já as pessoas portadoras de deficiência múltipla, são aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações, como as pessoas que têm deficiência mental e física.

De acordo com o Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população, declarou ter algum grau de dificuldade em pelo menos uma das habilidades investigadas (enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus), ou possuir deficiência mental/intelectual. Seguindo orientações internacionais, considerou-se “pessoa com deficiência” os indivíduos que responderam ter pelo menos muita dificuldade em uma ou mais questões.



PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.





]]>
Prefeitura de Papagaios incentiva o Programa de Psicomotricidade nas escolas da Educação Infantil Thu, 25 Aug 2022 16:11:36 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1251/?prefeitura-de-papagaios-incentiva-o-programa-de-psicomotricidade-nas-escolas-da-educacao-infantil.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1251/?prefeitura-de-papagaios-incentiva-o-programa-de-psicomotricidade-nas-escolas-da-educacao-infantil.html
Durante o processo de aprendizagem, a criança precisa interagir com os coleguinhas e, para isso, ela necessita estabelecer comunicação que não se dá apenas pela forma oral, mas principalmente pelos gestos e pelos movimentos.

A psicomotricidade existe nos menores gestos e significa muito mais que mexer o corpo, é uma forma de expressão e socialização de ideias, de soltar as suas emoções, vivenciar sensações e descobrir o mundo em todas as atividades que desenvolvem a motricidade da criança, visando o conhecimento e o domínio de seu próprio corpo, através de jogos e brincadeiras direcionadas.

A psicomotricidade no desenvolvimento da criança contribui para melhorar a coordenação motora global e fina que, por sua vez, ajudará na aprendizagem da leitura, escrita, concentração, atenção, raciocínio lógico- matemático, lateralidade, esquema corporal, esquema espaço-tempo, respeito ao outro e a si mesmo etc.


Por essa razão, a Prefeitura de Papagaios, através da Secretaria Municipal de Educação, incentiva o Programa de Psicomotricidade nas escolas de Educação Infantil da rede municipal porque a escola exerce um papel crucial em todo esse processo.

O trabalho com a psicomotricidade nas EMEIS e nos CEMEIS da Rede Municipal se desenvolve de forma dinâmica utilizando jogos, bolas, bambolês, brinquedos, brincadeiras e o mais importante, a própria criança interagindo com os coleguinhas e descobrindo os limites e possibilidades de seus corpos.

A Secretária Municipal de Educação, Rislâine de Faria Cançado, destaca que o trabalho com a psicomotricidade materializa os direitos de aprendizagem propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quais sejam, conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se e, dessa forma, proporciona uma educação de qualidade para os nossos alunos – “Os trabalhos para a promoção da psicomotricidade, além de todos os benefícios já elencados, ajudam na evolução da criança, sendo ainda um ótimo recurso que contribui eficazmente para o desenvolvimento da sua personalidade e o comportamento no ambiente escolar. É muito gratificante ver os resultados diários desses trabalhos” – comentou Rislâine.



PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.


]]>
Festival dos Bonecos Idosos fez grande sucesso em Papagaios Mon, 22 Aug 2022 17:31:33 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1250/?festival-dos-bonecos-idosos-fez-grande-sucesso-em-papagaios.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1250/?festival-dos-bonecos-idosos-fez-grande-sucesso-em-papagaios.html
Outro aspecto importante para formar cidadãos mais críticos e respeitosos é o incentivo à prática da leitura. Ao ler, o indivíduo expande os seus horizontes cognitivos, reflete sobre a sua realidade e se apropria de conhecimentos fundamentais para o seu desenvolvimento.

Sendo assim, no dia 06-08-2022, a Prefeitura Municipal de Papagaios, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Companhia de Teatro Pigmaleão e a Casa de Cultura Dona Petita, ofereceram à população papagaiense o FESTIVAL DE BONECOS IDOSOS, um projeto de incentivo à arte cênica e à leitura.

Na oportunidade foram apresentados ao público pela Companhia de Teatro Pigmaleão, com apoio da Vale:

- Intervenção de rua com bonecos gigantes que passearam pelo centro da cidade convidando a população para participarem do festival.

- Apresentação da Peça teatral com marionetes “Tempo Longe Demais”.

- Oficinas de Máscara de Papel que fez um grande sucesso entre as crianças.

Concomitante ao festival, acontecia a Feirinha de Livros Móvel que fez muito sucesso e incentivou a leitura para o público de todas as idades que estava presente no evento.
Vale destacar que os presentes aproveitaram para visitar a Casa de Cultura Dona Petita e conhecer um pouco mais sobre a história de Papagaios.

O evento ofereceu à população papagaiense uma tarde lúdica, prazerosa e cultural em companhia de amigos e familiares e que contou com total apoio da Secretária de Educação Rislâine de Faria Cançado.



PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.


]]>
14º Mutirão de Limpeza em Papagaios envolveu a comunidade em uma prática saudável Fri, 05 Aug 2022 14:45:45 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1249/?14o-mutirao-de-limpeza-em-papagaios-envolveu-a-comunidade-em-uma-pratica-saudavel.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1249/?14o-mutirao-de-limpeza-em-papagaios-envolveu-a-comunidade-em-uma-pratica-saudavel.html
Percorrendo diversos bairros da cidade e a comunidade de Vargem Grande, o 14º Mutirão de Limpeza iniciou-se no dia 20 de junho e foi até o dia 15 de julho, com o objetivo de envolver os cidadãos na conscientização e prática para a manutenção de ambientes limpos, livres de entulhos e, principalmente, evitar o aparecimento de bichos e insetos transmissores de doenças, como a dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela, além dos peçonhentos.

Confira abaixo o resultado do 14º Mutirão de Limpeza em Papagaios:

1º extrato:
Bairros: Nossa Sra. Aparecida, Cláudio Valadares Filgueiras e Jair Cordeiro Valadares
Quantidade de material recolhido: 18 caminhões

2º extrato:
Bairros: Abel Duarte Machado, Bela Vista e Vista Alegre
Quantidade de material recolhido: 15 caminhões

3º extrato:
Bairros: Miguel de Castro Machado, Cristina Capanema e Nossa Sra. de Lourdes
Quantidade de material recolhido: 13 caminhões

4º extrato:
Bairros: José Martins Teodoro, Cidade Nova e Vasco Lopes
Quantidade de material recolhido: 11 caminhões

5º extrato:
Centro
Quantidade de material recolhido: 10 caminhões

6º extrato:
Bairros: Santo Antônio, Edith Cordeiro Maciel, Distrito Industrial Gercy de Oliveira Campos e Lagoa Cidade
Quantidade de material recolhido: 13 caminhões

7º extrato:
Comunidade de Vargem Grande
Quantidade de material recolhido: 6 caminhões


De acordo com o Prefeito de Papagaios, Mário Reis, a manutenção dos ambientes sempre limpos é uma prática para prevenção e proliferação de doenças – “Quando cada cidadão evita o acúmulo ou descarte irregular de resíduos sólidos, ele adquire um hábito saudável para si, sua família e toda a comunidade, ou seja, a iniciativa gera benefícios mútuos e deve ser praticada por todos. Assim, evitamos doenças e a necessidade de se recorrer ao sistema de saúde que, principalmente com a pandemia, ficou ainda mais sobrecarregado” - comentou Mário Reis.

Cooperação e geração de renda

Os bons resultados dessa iniciativa, o 14º Mutirão de Limpeza, se devem à organização da Administração Municipal aliada a uma comunidade consciente e proativa e às pessoas contratadas para trabalhar no mutirão, apoiando a renda familiar.

A Prefeitura de Papagaios agradece a cooperação e dedicação de todos que participaram do 14º Mutirão de Limpeza e espera que essa prática possa se tornar um hábito saudável em nosso município.


PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.



]]>
Rede Municipal de Educação de Papagaios desenvolve momentos cívicos nas escolas Wed, 03 Aug 2022 16:44:15 -0300 https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1248/?rede-municipal-de-educacao-de-papagaios-desenvolve-momentos-civicos-nas-escolas.html https://papagaios.mg.gov.br/noticia/visualizar/id/1248/?rede-municipal-de-educacao-de-papagaios-desenvolve-momentos-civicos-nas-escolas.html
Dessa forma e com o intuito de resgatar a consciência cívica, o respeito e o amor à Nação Brasileira e ao seu local de origem, isto é, o Município de Papagaios, as escolas da Rede Municipal de Educação desenvolvem momentos cívicos uma vez na semana, quando seus alunos exercitam a cidadania cantando o Hino Nacional e o Hino a Papagaios.

Cientes de que o Hino Nacional é um dos símbolo da Pátria, que representa o nosso povo e a valorização do nosso país e de que o Hino a Papagaios é um dos símbolos do Município e desperta, através da sua letra , o sentimento de pertencimento a um local e reforça a identidade dos alunos como cidadãos papagaienses valorizando a sua origem, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o artista papagaiense Rodrigo Reis, buscou ilustrar o Hino a Papagaios retratando a nossa querida cidade, sua economia, lugares, patrimônio cultural, suas escolas, igrejas, parques e praças.

As crianças, que aprenderam o Hino a Papagaios com facilidade, agora poderão cantá-lo com mais orgulho, pois perceberão nas imagens a essência do lugar ao qual pertencem. Os educandos se identificarão não só com a letra, mas também com as imagens da cidade brilhantemente captadas pelo olhar sensível do artista Rodrigo Reis.

Nesse momento cívico semanal, também é aberto espaço para que todos possam fazer a oração do Pai Nosso. Sendo essa uma oração universal, as escolas municipais buscam também, promover momentos de respeito à diversidade religiosa inerente ao nosso país.

O momento cívico é uma oportunidade dos alunos não só despertarem sua consciência cívica, mas de também exercê-la.



PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.



]]>