Essa iniciativa colabora com o desenvolvimento mental e intelectual das crianças, enriquece o vocabulário e estimula a criatividade.
Paulo Freire vai além e diz que “ler é tomar consciência, é interpretar o mundo” e que todos queremos e precisamos ser capazes disso. Por isso é tão importante que familiares e educadores, façam com que as crianças tenham acesso a essa porta de entrada para os infinitos saberes do mundo e possam, através da leitura, identificar e valorizar sua potência humana.
Entretanto, o incentivo à leitura nem sempre é uma tarefa fácil. Envolve a dedicação dos profissionais da educação em diversas frentes, como a seleção dos temas, autores e títulos e a organização de diferentes iniciativas com os alunos, por exemplo. O desafio é conciliar tempo e conteúdo em projetos dinâmicos que envolvam os alunos para que a prática e o gosto pela leitura se tornem um hábito na vida de cada um deles, associando a leitura à momentos de prazer e lazer, sem cobranças ou imposições.
O Projeto Ciranda da Leitura
Com base nessas premissas, a Secretaria Municipal de Educação de Papagaios organizou junto ao CEMEI Deputado Fernando Alberto Diniz, a implantação do Projeto Ciranda da Leitura para os alunos da educação infantil.
As principais ações deste Projeto são:
- Na Biblioteca da Escola, os alunos escolhem e levam livros emprestados para casa usando a Maletinha da Leitura;
- Os familiares leem as histórias para as crianças em casa. As crianças manuseiam os livros e recontam para os pais as histórias.
- Ao devolverem os livros que levaram para casa na Maletinha da Leitura, os alunos participam das Rodas de Histórias nas quais recontam as histórias ouvidas e lidas em casa.
Na escola, os alunos participam do Piquenique Literário, que é um momento de contação de histórias ao ar livre. A escola se esmera neste momento e traz para o cotidiano infantil toda a magia e a fantasia da leitura.
Segundo a Secretária Municipal de Educação e vice-prefeita de Papagaios, Rislâine de Faria Cançado, é preciso incentivar a leitura para que se torne um hábito, contribuindo na melhor formação intelectual das crianças – “Infelizmente em nosso país, grande parte da população não tem o costume de ler. Precisamos incentivar essa prática desde a educação infantil de forma que isso colabore com o desenvolvimento mental e intelectual das crianças, enriquecendo seu vocabulário e incentivando a sua criatividade”.
Apoie o Projeto Ciranda da Leitura incentivando e auxiliando o desenvolvimento de nossas crianças.
PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação
Data de publicação: 04/05/2022