Organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Papagaios e coordenado pelo SENAR/MG, o curso teve 2 turmas com um total de 23 participantes.
Boas leis nem sempre surgem em um “passe de mágica”, elas normalmente são criadas a partir de vivências reais. A Lei Lucas (Lei 13722) é um exemplo. Em 2017, uma criança de 10 anos chamada Lucas estava em um passeio da escola quando se engasgou com o lanche e veio a óbito dois dias depois.
No momento do engasgo, nenhum dos acompanhantes sabia como ministrar os primeiros socorros, e Lucas só foi atendido com a chegada do Samu. Se tivesse recebido os primeiros socorros, Lucas teria sobrevivido.
Foi então que a mãe de Lucas, Alessandra Begalli, envidou esforços junto à sociedade civil para exigir uma lei que tornasse obrigatório o curso de capacitação em primeiros socorros aos professores e profissionais da educação, como forma de conferir maior proteção ao direito da criança e do adolescente.
A Lei Lucas (L13722), como ficou conhecida, foi promulgada e sancionada em 2018, e pode ajudar sobremaneira na prevenção a acidentes nos ambientes escolares.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reporta que 15 crianças morrem de asfixia por dia, uma morte evitável. Pensando nisso, a Lei Lucas torna obrigatório que escolas e ambientes de recreação infantil ofereçam capacitação em primeiros socorros aos seus professores e funcionários.
Sendo assim, para garantir a segurança de nossas crianças e de acordo com a lei todo ano é ministrado na rede municipal de educação de Papagaios a capacitação em primeiros socorros.
Neste ano, mais uma vez, o curso foi ministrado em parceria com o SENAR/MG, no período de 19 a 24 de setembro, contando com 2 turmas com um total de 23 participantes.
O curso objetiva capacitar professores e demais profissionais que atuam em escolas, creches, berçários, ambientes de recreação para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médicas, até que o suporte médico especializado, local ou remoto, se torne possível.
A Secretária de Educação e Vice Prefeita, Rislâine de Faria Cançado, destacou a importância do treinamento – “Fica claro a necessidade do preparo adequado de professores e funcionários das escolas, a instrução adequada, tanto para agir em situações de emergência e ou mesmo para prevenção de acidentes. Isso pode ser crucial para salvar a vida dos alunos”.
O Prefeito de Papagaios, Mário Reis Filgueiras, ressaltou que estar preparado para esse tipo de situação é premissa básica para a ação - “Ainda que uma pessoa apresente boa vontade para prestar auxílio à vítima do acidente, o conhecimento técnico é fundamental nesses momentos. Como se sabe, qualquer iniciativa feita de forma errada, pode agravar a situação e prejudicar ainda mais a vítima”.
O curso de primeiros socorros fornece o conhecimento necessário para quem deseja prestar auxílio em uma situação de emergência, além de ser um grande diferencial para quem busca novas oportunidades no mercado de trabalho.
PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.
Fonte: Secretaria Municipal de Educação
Data de publicação: 04/10/2022