Cerimônia foi realizada em Papagaios para anunciar importante obra aguardada há décadas pelas comunidades da região.

Na última terça-feira (14), o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o Prefeito de Papagaios, Mário Reis, o Prefeito de Pompéu, Ozéas da Silva Campos, e diversas outras autoridades e pessoas ilustres, se reuniram em Papagaios para a cerimônia de anúncio do início das obras de pavimentação da MG-060, que liga Papagaios a Pompéu em um trecho de 45 quilômetros.

A obra contará com investimentos que podem ultrapassar R$ 130 milhões, e é a maior dentro de um conjunto de seis projetos rodoviários para a região atingida pelo rompimento da barragem em Brumadinho.

Além disso, Romeu Zema também apresentou o depósito de R$ 32 milhões para o fortalecimento da Saúde e da Assistência Social em 25 municípios da Bacia do Rio Paraopeba.
Os recursos correspondem às primeiras parcelas de três projetos, e cada município receberá um valor específico deste total. Brumadinho, que é o 26º município da lista oficial de atingidos, não entra nesse rateio, pois já está contemplado com ações socioeconômicas em outra seção do Acordo Judicial.

Melhorias

Durante o anúncio, o governador afirmou que o momento era muito especial para a população da região que, há mais de quatro anos, assistiu e foi impactada por uma das maiores tragédias do estado.

“Uma tragédia que custou 272 vidas. Eu, como governador, disse que seria o último gestor que vivenciaria aquele tipo de fato. Aplicamos a maior multa da história do Brasil: R$ 37 bilhões. E parte dessa multa está se transformando em melhorias para a Bacia do Rio Paraopeba, em especial para Papagaios e Pompéu. Aquilo ocorrido em 25/1/2019 jamais poderá voltar a acontecer em Minas, e estamos trabalhando nesse sentido”, disse.

A pavimentação da rodovia MG-060 é uma antiga demanda da população. Desde a década de 1990 é anunciada, mas nunca saiu do papel.

As intervenções no trecho Pompéu-Papagaios serão de responsabilidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DER-MG).

A pavimentação vai contribuir para a melhoria da acessibilidade e da mobilidade regional. Como consequência, vai estimular o crescimento da economia, facilitando o escoamento da produção, a atração de investimentos e, também, o acesso da população a serviços públicos diversos.

O Prefeito de Pompéu, Ozéas da Silva Campos, explicou que a pavimentação asfáltica é um grande sonho dos dois municípios. “Muitos não acreditavam que a obra seria realizada. Todo ano ouvíamos a mesma promessa, mas ficámos frustrados porque nunca se concretizava”, lembrou.

Já o Prefeito de Papagaios, Mário Reis, enfatizou que, com o anúncio, o antigo sonho se torna realidade. “Na década de 1990 a pavimentação foi tratada como prioridade. Além do projeto, nada foi realizado de lá para cá”, explicou.

Ao final de seu discurso, Mário Reis agradeceu o empenho do Governador Romeu Zema e sua equipe – “Obrigado a todos que colaboraram para que este momento acontecesse. Vocês foram e são muito importantes para nós. E um obrigado especial ao Governador e sua equipe que não mediram esforços para que tudo isso se tornasse realidade. Um governo eficiente tem com certeza um estado diferente” - disse.

Clique aqui e confira na íntegra o discurso do Prefeito Mário Reis.

Saúde

No projeto de “Fortalecimento da Atenção Primária em Saúde (APS)”, foi paga a primeira de três parcelas, sendo o valor total depositado de R$ 13 milhões, que serão divididos para 25 municípios, conforme critérios técnicos.

Estes recursos serão utilizados para possibilitar um incremento temporário de pessoal na Atenção Básica em Saúde, a aquisição de equipamentos, veículos e outros investimentos nas Unidades Básicas de Saúde, de acordo com Planos de Trabalho elaborados pelas prefeituras.

No projeto “Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (Raps)”, também foi repassada a primeira de três parcelas. O valor depositado foi de R$ 11,8 milhões, que será dividido para 13 municípios, também de acordo com critérios técnicos. Com esse repasse, será possível ampliar as equipes de saúde vinculadas à Rede de Atenção Psicossocial, possibilitando um atendimento em quantidade e qualidade suficiente para atender à demanda reprimida do território

Já no projeto “Promove Minas”, foi transferida a primeira de cinco parcelas. O valor depositado é de R$ 7,5 milhões, que será dividido para 25 municípios, da mesma forma que nos projetos anteriores, seguindo critérios técnicos próprios da Política Pública de Saúde. Os recursos serão utilizados para custear e manter as equipes multidisciplinares para a realização de ações que visam aumentar a qualidade de vida da população.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, enfatizou que, a partir de um acordo como este, é preciso transformar todo o recurso em melhorias efetivas para a população. “É importante que a vida dos habitantes dos 26 municípios que foram atingidos seja melhorada”, afirmou.

Gratidão

A Administração Municipal de Papagaios e toda a comunidade papagaiense sentem-se gratos e honrados com a atenção e a presença do Governador Romeu Zema e sua equipe, além de diversas autoridades e pessoas ilustres que compareceram ao evento, como o Prefeito de Pompéu, Ozéas da Silva Campos, o Deputado Federal Domingos Sávio, o Deputado Esatdual Douglas Mello, vereadores, secretários, prefeitos das cidades da região e pessoas comprometidas com o desenvolvimento das comunidades e do estado de Minas Gerais.

*Com informações da Agência Minas

Fonte: Secretaria Municipal de Administração