A Administração Municipal de Papagaios concluiu com sucesso a reforma completa do antigo prédio do Palácio Municipal. Originalmente construído em 1973 durante a gestão do Prefeito Gercy de Oliveira Campos, o prédio foi modernizado para proporcionar instalações mais amplas, dinâmicas e confortáveis. Essa reforma visa melhorar o atendimento ao cidadão e criar um ambiente de trabalho adequado e agradável para os funcionários.

Reinauguração e homenagens

A cerimônia de reinauguração ocorreu no dia 17 de maio de 2024 e contou com grande participação popular. Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas os vereadores Carlos Heleno, Gabriel Moreira e Saulo Alves, além de policiais do Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Durante o evento, uma emocionante homenagem foi feita à iniciativa do ex-prefeito Gercy de Oliveira Campos. Sua família foi representada por sua filha, Dona Suzette, que recebeu as honras em nome de seu pai. Além disso, os funcionários foram homenageados e representados pela ex-funcionária Geraldinha Políbio, que dedicou muitos anos de serviço ao município.

Discurso da Prefeita

A Prefeita de Papagaios, Rislâine de Faria Cançado, emocionada, expressou sua alegria e satisfação com a conclusão das obras. Em seu discurso, ela destacou a importância de preservar a história do município enquanto se moderniza para o futuro. "Mais do que a revitalização e a modernização desse prédio, estamos preservando nossa história, construída há muitas mãos nesses 70 anos de Papagaios. Uma obra moderna para sua época, fruto da determinação do prefeito Gercy de Oliveira Campos, que homenageamos hoje na pessoa de Dona Suzette. Agradeço também a todos os funcionários que prestaram seus serviços, representados pela Geraldinha Políbio, que aqui trabalhou por muitos anos. São muitas e muitas histórias que passaram por esse prédio. Em nome do povo de Papagaios, recebam nossas homenagens e agradecimentos por seu empenho e dedicação", disse a Prefeita.

Compromisso com o futuro

A Prefeita Rislâine ressaltou que esta é apenas uma das muitas obras que estão em andamento no município e que outras ainda virão em breve. "A Prefeitura de Papagaios não para. Nossa população merece o melhor, sempre", afirmou.

A reforma do Palácio Municipal é um marco significativo na história de Papagaios, simbolizando o compromisso contínuo da administração em melhorar a infraestrutura e os serviços oferecidos aos cidadãos.

A Prefeitura de Papagaios agradece a todos que participaram desse importante momento e reforça seu compromisso com a melhoria contínua do município.

Quem foi Gercy de Oliveira Campos

Gercy de Oliveira Campos, nasceu aos 8 dias do mês de dezembro de 1911 na vizinha cidade de Pompéu.

Foi o quinto dos doze filhos do casal Gabriel de Oliveira Campos e Rita Lucas de Oliveira, eram seus irmãos: Benevides, Cacilda, Maria das Dores, Gercy (irmão mais velho falecido), Glicéria, Lucy, Ozias, Honorita, Jofre, Lacerdino e Valdivina (Vina).

Por volta do ano de 1918 a família Oliveira Campos veio para Papagaios e aqui criaram laços e construíram sua história.

Gercy foi aluno do então professor “Bernadino Machado” que o iniciou em um de seus mais abençoados dons, a poesia, e a partir daí, não parou mais na sua busca pelo conhecimento.
Sua primeira profissão foi como alfaiate, mas quis ir atrás de seus sonhos, ouvindo os anseios da juventude, mudou-se para Morada Nova. Era presença marcante por onde passava, conquistava sempre pela simpatia e cavalheirismo.

De volta a Papagaios, depois de muitas aventuras, casou-se com Maria Auxiliadora Reis, filha do casal Cândido Gonçalves dos Reis (Sô Candinho) e Maria do Carmo Valadares Bahia (D. Neném), no dia 28 de junho de 1937 e tiveram nove filhos: Suzette, Mauro, Mariza, Ofélia, Humberto, João Batista, Maria Tereza, Ana Maria e Soraya. Após o casamento, juntou-se ao sogro e com muita dedicação tornou-se farmacêutico prático, admirado e respeitado em Papagaios e toda região. Foi a partir de então que em contato com o povo, resolveu fazer mais por eles: Ingressou-se na política e foi eleito vereador na década de 40 em Pitangui.

Mas foi em Papagaios onde Gercy lançou sua semente e seria aqui onde colheria frutos.

Foi eleito vereador por vários mandatos e, enfim, Prefeito Municipal de Papagaios no período de 1971 e 1973. Apesar de pouco tempo de administração, finalizou diversas obras iniciadas pelo prefeito anterior e construiu ainda a sede da Prefeitura Municipal.

PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.

Data de publicação: 08/06/2024