A participação ativa das crianças no cultivo das hortaliças é um passo significativo para a promoção de uma alimentação saudável e sustentável, impactando positivamente toda a comunidade.

A Prefeitura de Papagaios, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e diversos outros setores, lançou o Projeto "Hortelistas Mirins" na Escola Municipal Domitila Valadares Figueiredo. A iniciativa, que conta com a participação dos alunos do 5º ano dos turnos matutino e vespertino, é parte da Estratégia de Prevenção e Atenção à Obesidade Infantil (PROTEJA), uma ação nacional voltada para a prevenção da obesidade infantil.

Objetivos e ações do projeto

O "Hortelistas Mirins" tem como principal objetivo incentivar a cultura do plantio de hortaliças, promovendo hábitos de vida saudáveis desde cedo. Diversas ações foram realizadas para garantir o sucesso do projeto:

• Construção dos canteiros: Os canteiros foram construídos pelo setor de obras da Prefeitura de Papagaios.

• Educação nutricional: Roda de conversa com os alunos, realizada por nutricionistas do município e profissionais da EMATER, com orientações sobre o plantio, as hortaliças e seus nutrientes.

• Visita técnica: Alunos visitaram a horta de um produtor rural para adquirir mais conhecimentos sobre o plantio e estabelecer possíveis parcerias.

• Plantio e cultivo: Os alunos participaram ativamente do plantio e cultivo da horta escolar.
Benefícios do plantio de hortaliças

Incentivar o plantio de hortaliças em casa traz diversos benefícios, tais como:

Alimentação saudável: O consumo de hortaliças frescas, cultivadas em casa, contribui para uma dieta balanceada e rica em nutrientes essenciais.

Economia doméstica: Produzir alimentos em casa pode reduzir os gastos com compras de hortaliças.

Educação ambiental: As crianças aprendem sobre a importância do cultivo sustentável e a preservação do meio ambiente.

Fortalecimento de vínculos: A atividade de plantar e cuidar de uma horta pode envolver toda a família, fortalecendo os laços familiares.

O "Hortelistas Mirins" pretende ir além dos muros escolares. A ideia é que os alunos levem o conhecimento adquirido para suas casas, estimulando suas famílias a adotarem o hábito do plantio. A Prefeita Rislâine destacou a importância da iniciativa, afirmando - "Estamos plantando mais do que hortaliças; estamos semeando saúde e consciência ambiental nas futuras gerações de Papagaios." – disse.

O Projeto "Hortelistas Mirins" é um exemplo de como a colaboração entre diferentes setores pode resultar em ações concretas para melhorar a qualidade de vida da população.

PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Data de publicação: 19/06/2024