A cerimônia de inauguração foi marcada pela presença de autoridades locais, escritores e membros da comunidade.

No último sábado, dia 22 de junho de 2024, Papagaios celebrou um marco histórico com a inauguração do Centro Cultural Bartolomeu Campos de Queirós, uma belíssima obra iniciada em 2019, na gestão do saudoso prefeito Mário Reis Filgueiras.

Localizado na Praça Alexandre Maciel, 86, no bairro Santo Antônio, o novo espaço promete ser um polo vibrante de cultura, educação e arte, honrando o legado do renomado escritor nascido em Pará de Minas e criado nas terras papagaienses.

Bartolomeu Campos de Queirós deixou uma marca indelével não apenas na literatura brasileira, mas também no coração daqueles que valorizam a riqueza cultural local. Autor de obras que transcendem gerações, suas histórias encantam desde os leitores mais jovens até os mais experientes, ganhando reconhecimento nacional e internacional ao longo de sua carreira. O Centro Cultural que agora leva seu nome não poderia ser mais apropriado como tributo a esse ícone literário.

A cerimônia de inauguração foi marcada pela presença de autoridades locais, escritores e membros da comunidade, todos reunidos para celebrar não apenas a abertura de um novo prédio, mas também o compromisso renovado com a promoção da cultura e da educação em Papagaios. O evento foi uma verdadeira celebração da herança cultural que Bartolomeu Campos de Queirós deixou para o município.

O novo Centro Cultural não se limita a ser apenas um espaço físico. É um lugar destinado à promoção da leitura, realização de palestras, apresentações diversas e, claro, ao acesso ao acervo especial do autor. Além disso, a Administração Municipal, sob a liderança da Prefeita Rislâine de Faria Cançado, não poupou esforços para revitalizar também o Espaço Cultural e a Casa da Cultura Dona Petita, garantindo que o legado cultural de Papagaios seja preservado e valorizado.

Para a Prefeita Rislâine, a inauguração representa não apenas um marco na história da cidade, mas também um compromisso renovado com a cultura, a educação e a inclusão social - "Este é um momento histórico para nossa cidade, pois estamos celebrando não apenas a cultura e a arte, mas também o legado de um dos nossos maiores escritores e pensadores" - destacou a prefeita durante seu discurso emocionado na cerimônia.

O Centro Cultural Bartolomeu de Campos Queirós já desponta como um ponto de encontro para todos os amantes da cultura em Papagaios. Com uma programação diversificada e instalações modernas, o espaço promete contribuir significativamente para a vida cultural da cidade, incentivando novos talentos e fortalecendo o orgulho da comunidade por suas raízes.

Neste contexto, a inauguração do Centro Cultural não é apenas a abertura de um prédio, mas o início de uma nova era para Papagaios, onde o legado de Bartolomeu Campos de Queirós continuará a inspirar e enriquecer a todos que cruzarem seus portões. Que este seja o primeiro de muitos capítulos emocionantes escritos nesta jornada cultural que une passado, presente e futuro em uma só narrativa: a história de Papagaios.

PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.

Data de publicação: 26/06/2024