O município de Papagaios está vivendo o pior momento da pandemia, com maior número de pessoas infectadas e de óbitos.

Temos visto os terríveis efeitos causados pelo coronavírus no mundo inteiro. São centenas de milhares de famílias impactadas direta e indiretamente pela COVID-19. Perdas de entes queridos de todas as idades, sequelas que comprometem a qualidade de vida humana, um sofrimento e angústia que parecem não ter fim. E mesmo com tantos casos diários, próximos ou não, boa parte da população ainda não respeita as medidas de segurança indispensáveis para evitar a propagação desse vírus terrível.

E Papagaios não é exceção a esse fato. Pessoas que insistem em não usar a máscara facial ou a usam de forma equivocada, falta de cuidados sanitários, aglomerações, festas e festas...

Além de ser uma completa irresponsabilidade das pessoas que desdenham da pandemia e seus efeitos, também é uma total falta de respeito com a comunidade e com os inúmeros profissionais que se dedicam diuturnamente no combate e enfrentamento da COVID-19. Com grande exposição ao vírus por parte desses profissionais, é preciso lembrar que eles também têm famílias que sofrem pela sua ausência no seio familiar, sem contar as inúmeras horas de trabalho, exaustivas e tensas, em qualquer período.

A Prefeitura de Papagaios, com todas as suas secretarias e profissionais, tem se empenhado em diversas ações de enfrentamento à pandemia. Mas, se parte da população não coopera e não pratica os cuidados sanitários e as medidas de segurança, nossa cidade ficará cada vez mais longe do fim desse momento tão difícil que passamos.

Reflexo disso são os recentes decretos municipais que dispõe sobre novas medidas restritivas necessárias, tal como o Decreto No 1711, de 27 de junho, que trata de medidas excepcionais de enfrentamento à pandemia, devido ao aumento significativo de pessoas infectadas pela COVID-19, em curto período de tempo, bem como a falta de leitos hospitalares; e que o município de Papagaios está vivendo o pior momento da pandemia, com maior número de pessoas infectadas e de óbitos. (releia e reflita sobre esse trecho em negrito)

Já o Decreto No 1712, de 27 de junho, suspende as aulas presenciais e estabelece a continuidade das atividades remotas (aulas não presenciais) nas escolas de educação básica do município.

Note quão sérias são as medidas de segurança decretadas e que, se cada cidadão não se conscientizar e seguir as orientações, poderemos ter dias ainda mais terríveis em nossa cidade.

Vale lembrar que, por força do Decreto No 1711, em Papagaios está proibido por tempo indeterminado:

• A realização de qualquer evento festivo;

• O uso de praças públicas para qualquer tipo de recreação;

• A entrada e permanência em qualquer estabelecimento comercial e/ou industrial, templos religiosos, sem o uso de máscara facial.

Está nas mãos de cada cidadão e nas boas práticas comuns e de segurança de enfrentamento à COVID-19 o fim dessa pandemia. Fique atento e pratique os protocolos sanitários estabelecidos pelo Programa Minas Consciente, qual Papagaios se encontra na ONDA VERMELHA. Leia, pratique e compartilhe o conteúdo do site: www.mg.gov.br/minasconsciente.

A saúde, o bem estar de sua família e o fim da pandemia também dependem de você, cidadão. Pratique e fiscalize as medidas de segurança. E, quando for o caso, denuncie aqueles que insistem em não levar a sério as medidas de enfrentamento à pandemia.

Data de publicação: 05/07/2021