As informações foram retiradas do SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

O boletim informativo anual da sífilis foi elaborado para fortalecimento das ações de combate a sífilis no município de Papagaios, em conformidade com o Plano Estadual de Enfrentamento do Agravo.

As informações foram retiradas do SINAN - Sistema de Informação de Agravos de Notificação, referentes ao período de janeiro a outubro/2021. Nesse período, foram notificados 7 casos de sífilis adquirida e 2 casos de sífilis em gestante.

Confira o arquivo em PDF.

A coordenação desse trabalho no município de Papagaios está a cargo de:

• Secretário Municipal de Saúde: Danilo Lopes Santana
  • Referência Técnica das Infecções Sexualmente Transmissíveis: Nayana Moreira de Castro;
  • Referência Técnica do SINAN: Cíntia Moreira dos Santos;
  • Referência da VISA: Luiz Eduardo Maciel Oliveira;
  • Referência Educação em Saúde: Edivânia de Faria Campos

A doença

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

A transmissão pode ocorrer por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou ser transmitida para a criança durante a gestação e parto, podendo apresentar consequências severas, como abortamento, prematuridade, natimortalidade, manifestações congênitas precoces ou tardias e/ou morte do recém-nascido (RN).

O Brasil, assim como muitos países, apresenta uma reemergência da doença. Diante disso, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno e adequado da sífilis adquirida, em gestantes e sífilis congênita, são determinantes para impactar na redução da morbimortalidade.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Data de publicação: 29/11/2021