Essa iniciativa colabora com o desenvolvimento mental e intelectual das crianças, enriquece o vocabulário e estimula a criatividade.

A leitura é capaz de transformar o ser humano e, por consequência, o mundo inteiro. Ao ler, desenvolvemos habilidades linguísticas, interpretativas, de raciocínio, concentração, expressão e criatividade, entre outras.

Paulo Freire vai além e diz que “ler é tomar consciência, é interpretar o mundo” e que todos queremos e precisamos ser capazes disso. Por isso é tão importante que familiares e educadores, façam com que as crianças tenham acesso a essa porta de entrada para os infinitos saberes do mundo e possam, através da leitura, identificar e valorizar sua potência humana.

Entretanto, o incentivo à leitura nem sempre é uma tarefa fácil. Envolve a dedicação dos profissionais da educação em diversas frentes, como a seleção dos temas, autores e títulos e a organização de diferentes iniciativas com os alunos, por exemplo. O desafio é conciliar tempo e conteúdo em projetos dinâmicos que envolvam os alunos para que a prática e o gosto pela leitura se tornem um hábito na vida de cada um deles, associando a leitura à momentos de prazer e lazer, sem cobranças ou imposições.

O Projeto Ciranda da Leitura

Com base nessas premissas, a Secretaria Municipal de Educação de Papagaios organizou junto ao CEMEI Deputado Fernando Alberto Diniz, a implantação do Projeto Ciranda da Leitura para os alunos da educação infantil.

As principais ações deste Projeto são:

• Na Biblioteca da Escola, os alunos escolhem e levam livros emprestados para casa usando a Maletinha da Leitura;
  • Os familiares leem as histórias para as crianças em casa. As crianças manuseiam os livros e recontam para os pais as histórias.
  • Ao devolverem os livros que levaram para casa na Maletinha da Leitura, os alunos participam das Rodas de Histórias nas quais recontam as histórias ouvidas e lidas em casa.

Na escola, os alunos participam do Piquenique Literário, que é um momento de contação de histórias ao ar livre. A escola se esmera neste momento e traz para o cotidiano infantil toda a magia e a fantasia da leitura.

Segundo a Secretária Municipal de Educação e vice-prefeita de Papagaios, Rislâine de Faria Cançado, é preciso incentivar a leitura para que se torne um hábito, contribuindo na melhor formação intelectual das crianças – “Infelizmente em nosso país, grande parte da população não tem o costume de ler. Precisamos incentivar essa prática desde a educação infantil de forma que isso colabore com o desenvolvimento mental e intelectual das crianças, enriquecendo seu vocabulário e incentivando a sua criatividade”.

Apoie o Projeto Ciranda da Leitura incentivando e auxiliando o desenvolvimento de nossas crianças.

PREFEITURA DE PAPAGAIOS – TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Data de publicação: 04/05/2022