A Secretaria de Educação foi a responsável pela organização do evento, fortalecendo junto aos alunos e a comunidade o sentimento de patriotismo e civismo, destacando a importância de cada cidadão para contribuir para um país realmente independente.

No Brasil, o dia 7 de Setembro é uma das datas comemorativas mais importantes por abrigar o fato que mudou a história do povo brasileiro: a nossa independência de Portugal. Foi nesse dia, no ano de 1822, que D. Pedro I deu início à trajetória do Brasil como nação independente.
O 7 de Setembro é celebrado nacionalmente, marcado por comemorações públicas que enfatizam o patriotismo e o civismo e, em Papagaios, não foi diferente.

A Prefeitura Municipal de Papagaios, através da Secretaria de Educação, sob o comando de Rislâine de Faria Cançado, convidou as escolas das redes municipal, estadual e particular de educação, a APAE, a Banda de Música Dárcio Maciel Ribeiro, a Polícia Militar e diversos outros segmentos sociais, como representantes do futebol, do handball, das academias, do motociclismo, da capoeira e do carnaval papagaiense para participarem do desfile cívico comemorativo ao dia 07 de Setembro.

Segundo a secretária Rislâine Cançado, o que importa ao se trabalhar o Dia da Independência nas escolas, é que os educandos apreendam o seu significado histórico, político e social; assim como a relevância da data para o cenário do nacional.

O desfile realizado na Avenida Dona Joaquina do Pompéu, no centro de Papagaios, também foi a culminância do Projeto “SETE DE SETEMBRO: EDUCAÇÃO PARA UM PAÍS MELHOR” realizado pelas escolas de Papagaios, que abordaram diversos temas relacionando-os ao processo de Independência do Brasil e à valorização da Pátria.

Os projetos realizados por escola, foram:

• Escola Municipal Domitila Valadares Figueiredo: Valorização do Patrimônio Público de Papagaios como expressão de cidadania e construção de um país melhor
  • Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida: O lixo e o Meio Ambiente: Por uma cidade/ país mais consciente.
  • Escola Municipal Olegário Pereira: Vivendo Valores na Escola: formando cidadão mais humanos e conscientes.
  • Escola Municipal Nadir José de Barcelos: Família e escola: A união que faz a diferença para a construção de um país melhor.
  • EMEI José Duarte Marinho, CEMEI Deputado Fernando Alberto Diniz, EMEI Ana Maria Maciel e CEMEI Maria do Carmo Valadares Bahia: A importância da leitura na Educação Infantil: formando leitores/cidadãos mais conscientes do seu papel na sociedade.
  • Escola Estadual Renato Filgueiras, Escola Estadual Diogo de Castro e Escola Estadual Jacir Lopes Duarte: Uso Consciente das Redes Sociais.
  • Educandário Cecília Meireles: Bicentenário da Independência.
  • APAE: Superando Barreiras Para Garantir a Inclusão.

A Secretária Rislâine Cançado, ressaltou ainda que a comemoração da Independência do Brasil é indispensável, pois oportuniza formar nos educandos o conceito de pátria, despertando sentimentos como o patriotismo e o civismo, desenvolvendo atitudes de respeito aos símbolos nacionais.

Tais sentimentos e atitudes foram claramente manifestados pelos alunos das escolas durante o desenrolar do Projeto e do desfile cívico, quando cantaram brilhantemente os hinos Nacional, da Independência e o Hino a Papagaios, enquanto as autoridades presentes, dentre elas o Prefeito de Papagaios, Mário Reis, hasteava as bandeiras do país, do estado e do município.
“Ensinar os alunos a valorizar o Dia da Independência do Brasil é um grande passo para a construção de um país melhor e com menos injustiças sociais” - salienta a Secretária de Educação de Papagaios, Rislâine Cançado e, completa - “Aprender sobre a história, a luta diária e as conquistas do povo brasileiro reforçam a ORDEM E O PROGRESSO destacados na bandeira brasileira”.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Data de publicação: 22/09/2022