Os alunos ficaram maravilhados com o circo! As acrobacias impressionantes, a magia dos palhaços, a elegância dos trapezistas e a destreza dos malabaristas. Uma experiência inesquecível.

O circo é um lugar onde a magia ganha vida, onde o extraordinário se torna possível e a imaginação é despertada. A arte circense emerge como um caminho diferenciado e amplo em oportunidades para o exercício didático pedagógico na escola. Nele, as crianças podem vivenciar um mundo mágico repleto de sensações e alegrias, possibilitando a construção de sua identidade de forma única.

Nos dias 27 e 28 de junho de 2023, as Secretarias Municipais de Educação e de Cultura de Papagaios promoveram um evento especial para os alunos da rede municipal de educação: Um dia no circo. Mais de 1.000 estudantes foram levados para assistir ao espetáculo no Kalahary Circus, conhecido como o Circo do Palhaço Cheirosinho. O objetivo dessa iniciativa foi proporcionar aos alunos a vivência e a valorização dessa prática de cultura popular milenar, buscando a diversão e o entretenimento.

Ao entrar na lona do circo, os alunos puderam quebrar barreiras e se libertar, expressando-se de maneiras que talvez nunca tivessem imaginado. O circo oferece uma liberdade de expressão sem igual, permitindo que as crianças se sintam à vontade para rir, aplaudir e se emocionar com as performances incríveis dos artistas. Essa liberdade de expressão é essencial para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, pois lhes permite explorar suas emoções e se conectar com o mundo ao seu redor.

Além disso, o circo oferece uma oportunidade única para que os alunos aumentem sua autoestima e superem limites, tanto físicos quanto psicológicos e sociais. Ao presenciar acrobatas voando pelos ares, malabaristas habilidosos e palhaços divertidos, as crianças são inspiradas a acreditar em seu próprio potencial e a descobrir talentos que talvez nem soubessem que possuíam. Cada aplauso e sorriso recebido pelos artistas no picadeiro ecoa como um incentivo para que nossos jovens alunos se arrisquem e se esforcem para alcançar grandes conquistas em suas vidas.

Com direito a pipoca e refrigerante, para muitos alunos, essa foi a primeira vez que puderam vivenciar a magia do circo. E que experiência inesquecível foi! Os olhares de surpresa e encantamento preenchiam o ambiente enquanto as cortinas se abriam e revelavam um mundo cheio de cores, luzes e música. Cada número apresentado despertava emoções e admiração, cativando os espectadores do início ao fim.

DEPOIMENTOS

Após o evento, alguns alunos compartilharam suas experiências de forma escrita, onde expressavam sua gratidão e encantamento. Em seus relatos, eles descreveram o circo como um lugar onde sonhos se tornam reais, onde a diversão é garantida e onde a imaginação não tem limites. Essas palavras revelam a importância desse evento para a formação de nossos alunos, proporcionando-lhes momentos de felicidade e inspiração que serão lembrados por toda a vida.

Relatos como esse - “Ontem dia 28 de junho, eu fui ao circo pela primeira vez, bom... o circo não era como eu pensava, era mais lindo ainda” – da Laura (10 anos), aluna do 5º Ano da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida e da Alícia (10 Anos), da mesma escola – “Ontem foi a primeira vez que pude ir ao circo, pois moro na zona rural, gostei tanto que quero ir novamente, pois foi o melhor dia da minha vida” – ressaltam quão maravilhosa foi a experiência dos alunos.

A vice-prefeita e Secretária Municipal de Educação e de Cultura de Papagaios, Rislâine de Faria Cançado, ressaltou que essa iniciativa proporcionou as crianças a vivenciarem um mundo mágico com as mais diferentes sensações e alegrias, podendo apoiar a construção da sua identidade, quebrando barreiras, dando liberdade de expressão, aumentando a autoestima e superando limites, tanto os físicos, como os psicológicos e sociais - “Talvez essas crianças não tivessem condições de ir até o circo. E essa iniciativa foi tão mágica, tão rica, e poder levá-los para conhecer esse mundo circense acompanhados dos coleguinhas da escola foi uma experiência que eles levarão para a vida toda. E para a nossa vida também”.

Um dia no circo foi muito mais do que um simples passeio para os alunos de Papagaios. Foi uma oportunidade única de mergulhar em um mundo cheio de encanto e magia, onde a imaginação ganhou asas e a alegria se fez presente em cada sorriso e aplauso. A Secretaria Municipal de Educação de Papagaios se orgulha de ter proporcionado essa experiência lúdica e transformadora aos alunos, incentivando o desenvolvimento integral de cada um deles.

Que a arte circense continue a ser uma inspiração e um caminho aberto para a descoberta de novos horizontes, despertando o espírito aventureiro e criativo de nossas crianças. Que os alunos de Papagaios possam levar consigo as memórias desse dia especial no circo e que essas lembranças sejam uma fonte constante de alegria e inspiração ao longo de suas jornadas de aprendizado e crescimento.

Que venham muitos mais dias mágicos no circo para os alunos de Papagaios!

PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR

Fonte: Secretaria Municipal de Educação