Três dias de interação e muito aprendizado em prol da melhoria das metodologias e dos profissionais da Rede Municipal de Educação de Papagaios, com a participação ativa dos estudantes e seus familiares.

A Secretaria Municipal de Educação de Papagaios (MG) promoveu a "2ª Jornada Educacional" nos dias 11, 12 e 13 de julho, com o tema "Educação, Inclusão, Equidade e Aprendizagem Significativa". O objetivo foi aprimorar os saberes dos educadores e famílias da Rede Municipal de ensino para garantir ações educativas efetivas.

ABERTURA

Já na chegada, o público foi recebido ao som da música do artista Anilson. Um toque muito especial que marcou o início da cerimônia.

Na abertura oficial, o Hino Nacional foi apresentado na voz do artista papagaiense, Francisco Perpétuo Júnior. Na sequência, pelo telão, todos acompanharam o Hino da cidade.

A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Rislâine de Faria Cançado, falou na sobre a importância daquele momento. Destacou a relevância da Educação na vida de cada um de nós, e agradeceu a todos os servidores que, em conjunto, transformaram a “2ª Jornada Educacional” em realidade.

No primeiro dia (11), o professor Robson Lima, de Curitiba, palestrou sobre "Criar filhos hoje: como estabelecer limites?", abordando temas relevantes para a sociedade atual, especialmente para os pais e educadores. Foram discutidos desafios relacionados à tecnologia e a parceria entre escola e família para uma formação consistente.

Em um mundo com terabytes de informações circulando a uma velocidade assustadora em diferentes equipamentos que estão ao alcance de nossas crianças e adolescentes, como educar para transformar informação em conhecimento? Sim, o mundo no qual nascemos já não é o mesmo mundo dos nossos filhos e alunos. Então, como preparar nossas crianças e adolescentes para enfrentarem todos os desafios desse “admirável mundo novo”? Qual a importância da parceria entre escola e família para o sucesso de uma formação consistente? Em que consiste essa formação? Essas e outras reflexões foram apresentadas nesse encontro descontraído, instigante e cheio de questionamentos que com certeza, mudaram o olhar sobre a Educação em Papagaios, tendo como público-alvo dessa primeira palestra, os familiares dos alunos, professores, coordenadores e equipe gestora.

Além da palestra, brilhantes apresentações de artistas da terra em momentos de descontração e musicalidade de primeira linha, encantaram os presentes.

Na abertura da “2ª Jornada Educacional”, estiveram presentes compondo a mesa principal as seguintes autoridades e convidados: Rislâine de Faria Cançado (Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação); Cláudio Wagner de Almeida (Presidente da Câmara Municipal); Nádia Duarte Silva (Secretária Municipal de Assistência Social); Elyza Fernanda Afonso Machado (Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal); Maurinho Cândido Duarte (vereador); Cleiton Fabiano (Pastor); Danilo Lopes Santana (Secretário Municipal de Saúde) e Fernando Inácio da Silva (Diretor da empresa Contínuos Consultoria).

SEGUNDO DIA

A “2ª Jornada Educacional”, que no primeiro momento trouxe a brilhante palestra do Professor Robson Lima, o buscou novamente para apresentar outra palestra - “Qualidade de vida no trabalho e sucesso: sim, é possível!” - um tema instigante que afetou e afeta a sociedade, seja nos aspectos educacionais ou mesmo psicológicos.

Segundo o professor Robson, após um atípico período de necessárias distâncias (como aconteceu na pandemia), nunca a “presença” significou tanto para a humanidade e o Ensino Remoto demonstrou o quanto o espaço escolar é fundamental para o desenvolvimento pleno das competências cognitivas, socioemocionais e motoras de crianças e adolescentes.

Essa palestra promoveu uma profunda reflexão a respeito da qualidade de vida dos educadores e do sucesso que uma pedagogia criativa e inovadora pode garantir a uma escola.

Conforme o palestrante, uma aula roteirizada e bem elaborada é o segredo para a promoção das competências leitoras dos alunos, além de tornar o trabalho docente mais prazeroso, afirma o palestrante. Para ele, o conhecimento precisa “espantar”. Espantar quem aprende e realizar quem ensina! É a escola fazendo “escola” para revolucionar e vencer!

Nessa segunda palestra, cujo público-alvo foram os membros da Secretaria de Educação, diretores, coordenadores, professores de todas as Áreas do Conhecimento e de todos os segmentos de ensino, funcionários e interessados em educação, o Professor Robson Lima apresentou um conteúdo de alta qualidade, muita reflexão, música ao vivo, risos, emoções e obviamente, muita didática.

Os participantes da “2ª Jornada Educacional” também tiveram a oportunidade, neste segundo dia, de ouvir a palestra cujo tema “Criatividade, Protagonismo e resultados na escola: pensar e agir fora da caixa” foi enriquecedor, pela forma com que a palestrante Luiza Fontes a conduziu.

Luiza Fonte, dentre outras graduações e especialidades, destaca-se na graduação em Publicidade e Propaganda pela UFMG e Especialista em Processos Criativos pelo IEC da PUC Minas).

Segundo a professora Luíza os processos criativos de uma pessoa se manifestam na infância. Através de demonstrações da sua própria vivência, tendo como modelo e intercessora a própria mãe, a palestrante mostrou em imagens projetadas partes de seu amadurecimento e assim, seus avanços na maturidade e escolhas feitas, que resultaram em sua formação psicossocial, tendo-a transformado na pessoa que é hoje.

Em processo criativo, ela demonstrou a todos que quando se investe na criatividade, mesmo quebrando paradigmas, os resultados são promissores. A professora e palestrante Luiza Fontes interagiu com os presentes, levando seu conhecimento e experiência de vida como forma de compartilhamento proveitoso para o sucesso de uma vida social.

E para finalizar a noite de palestras da 2ª Jornada Educacional de Papagaios e com especial atenção aos seus educadores, a Secretaria Municipal de Educação de Papagaios convidou Wilner Lucas, que atua na área há mais de 21 anos, para promover um workshop voltado para o ensinamento dos cuidados vocais. Ele é professor de técnica vocal especializado em instrumentos de cordas.

A voz é um instrumento delicado, e para um educador, a principal ferramenta de sua efetiva comunicação. Segundo o professor Wilner Lucas, as “cordas vocais” devem ser tratadas com cuidados especiais, através de uma alimentação própria, bem como através de exercícios vocais que garantem sua perfeita harmonia. O docente, por exemplo, precisa conhecer seu potencial de voz, mantendo-a sempre saudável.

Ao final, o talento do professor Wilner Lucas, se destacou. Através das cordas de um violino, a emoção se manifestou entre todos e a descontração marcou o final desse segundo dia da 2ª Jornada Educacional de Papagaios.

Estiveram presentes e fizeram parte da mesa principal, as seguintes autoridades e convidados: Rislaine de Faria Cançado (Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação); Sérgio Antônio Maciel (Secretário Municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos); Fernando Inácio da Silva (Diretor Comercial da empresa Contínuos Consultoria); Mauro Cândido Duarte (Vereador); Elyza Fernanda Afonso Machado (Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal).

TERCEIRO DIA

O terceiro dia da II Jornada Educacional (13), aconteceu na Escola Municipal Domitila Valadares Figueiredo e foi recheado de conhecimento, descobertas, e oportunidades de lazer e diversão.

Os educadores da Rede Municipal de Ensino foram capacitados em oficinas pedagógicas que buscaram a construção de conhecimentos com ênfase na ação sem perder de vista a base teórica.

A formação continuada ajuda o professor a direcionar o seu trabalho e o auxilia a identificar lacunas e implementar as melhorias desejadas no processo de ensino e aprendizagem.

As oficinas foram realizadas abordando temas relacionados à prática de cada segmento escolar.

Os Professores, Especialistas em Educação, Psicóloga e Assistente Social aprimoraram os seus conhecimentos pedagógicos em momentos de interação e trocas de experiências nas oficinas “Estratégias e práticas para atuação docente no ensino de alunos com TEA, TDAH E Deficiência Intelectual” e “Práticas de Leitura: Os desafios de formar leitores no século XXI.

As Diretoras das escolas municipais puderam vivenciar momentos de aprendizagem significativa com vistas a promover uma gestão eficiente através da coordenação das atividades administrativas e pedagógicas na oficina: “Atuação do gestor na escola do século XXI: Motivação, autoestima e proatividade”.

As Secretárias Escolares e Auxiliares de Secretaria receberam sua capacitação na oficina: Organização, funcionamento, técnicas de arquivamento e escrituração escolar. As profissionais deste segmento puderam interagir com o conteúdo abordado, de forma dinâmica e prática buscando aperfeiçoamento técnico.

As Auxiliares de Serviços Gerais, Serventes Escolares e Nutricionista participaram da oficina: “Segurança alimentar na escola”. A Educação Alimentar e Nutricional tem por finalidade contribuir para a promoção e a proteção da saúde, através da alimentação adequada e saudável. Diante disso, as profissionais envolvidas compartilharam conhecimentos em momentos de muito diálogo e aprendizagem. Durante a oficina foi destacado o papel das merendeiras como fator indispensável para o crescimento, aprendizagem e rendimento escolar, sendo a alimentação saudável e adequada um dos constituintes que impactam diretamente na qualidade de vida do aluno e seu consequente desempenho cognitivo.

Concomitante às oficinas pedagógicas que aconteciam nas dependências da Escola Municipal Domitila Valadares Figueiredo crianças e adolescentes viveram momentos de diversão, brincadeiras e lazer durante as Oficinas de Recreação e Arte realizadas na quadra da escola pelos professores Luana e Mauro Lúcio. A criançada brincou, pintou, cantou e se divertiu, coordenada por estes dois profissionais que atuam no campo educativo em Papagaios.

Os palhaços Pimpão e Fumaça fizeram a alegria da garotada em um divertido show, onde cantaram e fizeram diversas brincadeiras.

A feira de livros encantou a todos oportunizando o contato de educadores, alunos, pais e toda a comunidade escolar com o rico universo da literatura.

A Secretária de Educação e Vice-prefeita, Rislâine de Faria Cançado, visitou todas as oficinas e agradeceu aos funcionários e colaboradores, pois sem os mesmos não seria possível realizar com tamanho sucesso a “2ª Jornada Educacional” . Rislâine também esteve presente nas oficinas ofertadas às crianças e estimulou a comunidade escolar a participar destes momentos lúdicos preparados com tanto carinho pela Secretaria Municipal de Educação.

A vice-prefeita destacou a importância da “2ª Jornada Educacional” como forma de garantir a formação continuada dos servidores da Educação e uma das ferramentas necessárias e eficazes para garantir o sucesso das escolas municipais na formação dos alunos e fazer a diferença no desenvolvimento do Município.

A participação ativa das famílias, educadores e alunos contribuiu para o sucesso da "2ª Jornada Educacional".




PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR




Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Data de publicação: 02/08/2023