Em 2024, a Prefeitura de Papagaios deu continuidade a uma importante iniciativa de valorização e preservação de sua história: o inventário de proteção do patrimônio cultural. Este trabalho fundamental tem como objetivo registrar e proteger bens culturais de natureza material e imaterial, assegurando sua conservação para as gerações futuras.

O Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural é um instrumento essencial que busca identificar e catalogar bens culturais, estabelecendo um banco de dados robusto. Esse processo facilita o planejamento, a pesquisa e a educação patrimonial, além de garantir a salvaguarda dos bens registrados, promovendo o reconhecimento de seu valor histórico, artístico e cultural.

BENEFÍCIOS E CONSEQUÊNCIAS DO INVENTÁRIO

O inventário não é apenas uma lista de bens, mas também um conjunto de ações e responsabilidades destinadas à sua proteção. Dentre as principais consequências desse processo, podemos destacar:

• Proteção contra a degradação: os bens inventariados passam a ser resguardados para evitar seu perecimento ou deterioração.

• Responsabilidade dos proprietários: cabe aos proprietários garantirem a conservação adequada dos bens registrados, preservando suas características e valor cultural.

• Respeito à preservação: todos os cidadãos têm a responsabilidade de respeitar a integridade dos bens inventariados.

• Autorização prévia para alterações: qualquer intervenção, como a destruição, alteração ou deterioração dos bens, só pode ser realizada mediante autorização do órgão responsável.

BENS CULTURAIS INVENTARIADOS EM 2024

Seguindo as diretrizes da Deliberação Normativa do CONEP e das portarias vigentes, o município avançou no processo de inventário de bens culturais da sede municipal, identificando importantes pontos de valor histórico e cultural. Entre os bens inventariados, estão:

• PRAÇA SANTO ANTÔNIO (EAU)

• ESCOLA ESTADUAL DIOGO DE CASTRO (EAU)

• PRAÇA DO CONJUNTO JOSÉ MARTINS TEODORO (EAU)

• CORETO DA RUA PALHA (EAU)

• PALÁCIO MUNICIPAL (EAU)

• EDIFÍCIO DA SEMAS (EAU)

Esses locais são marcos da nossa cidade, representando não apenas a história e a arquitetura, mas também as memórias afetivas da nossa comunidade. Sua preservação é um compromisso que a Prefeitura de Papagaios assume com orgulho, garantindo que esses bens culturais permaneçam valorizados e protegidos.

UM COMPROMISSO COM O FUTURO

A preservação do patrimônio cultural é mais do que uma obrigação legal, é um compromisso com nossa identidade. Ao garantir que esses bens estejam protegidos e preservados, a Prefeitura de Papagaios reforça sua dedicação à história local e ao futuro de suas próximas gerações.

A Prefeitura de Papagaios continuará investindo em ações de preservação e educação patrimonial, envolvendo a população nesse processo de conscientização sobre a importância do cuidado com nossos bens culturais. Este é um legado que construímos juntos, honrando o passado e olhando para o futuro.

Data de publicação: 08/10/2024