O projeto estimula os membros da comunidade escolar a se tornarem protagonistas na conscientização social, com foco especial na preservação do meio ambiente.

No último dia 8 de novembro, a Prefeita Rislâine de Faria Cançado recebeu, com imensa alegria, os alunos do 3º Ano da Escola Municipal Olegário Pereira, acompanhados da professora Marcelayne. O motivo desse encontro especial foi a apresentação do incrível Projeto de Sustentabilidade e Reciclagem desenvolvido pelos alunos.

O projeto, centrado na conscientização ambiental, tem como pilares a Sustentabilidade, Educação e Comunicação. Três conceitos-chave que estimulam os membros da comunidade escolar a se tornarem protagonistas na conscientização social, com foco especial na preservação do meio ambiente.

Durante a visita, os alunos compartilharam com a prefeita os detalhes do projeto, destacando a necessidade e importância da reciclagem. Empolgados, fizeram perguntas pertinentes e explicaram os "8 Rs da Sustentabilidade", um conjunto de princípios que visa reduzir o impacto ambiental da produção, consumo e descarte de produtos e materiais.

Os 8 Rs são:

1. Reduzir: Diminuir o consumo de recursos e produtos.
  2. Reusar: Utilizar novamente produtos e materiais.
  3. Reciclar: Transformar produtos e materiais usados em novos produtos.
  4. Reutilizar: Reparar ou reaproveitar produtos e materiais.
  5. Refletir: Promover a consciência e ação sustentável globalmente.
  6. Respeitar: Reconhecer nossa interconexão vital planetária ao respeitar a natureza.
  7. Replantar: Reviver a vida por meio da renovação e regeneração.
  8. Responsabilizar-se: Contribuir fundamentalmente para a sustentabilidade global.

Uma proposta brilhante do projeto é a substituição do copo descartável pela caneca, uma iniciativa que os alunos levam às repartições públicas para gerar conscientização, economia e desenvolvimento sustentável.

A Secretaria de Educação de Papagaios abraçou a ideia e implantou, já há algum tempo, o uso de canecas plásticas nas escolas municipais, substituindo os copos descartáveis. Além de reduzir custos, essa iniciativa protege o meio ambiente. A prefeita Rislâine explica: "A ideia surgiu ao percebermos que as escolas utilizavam copos descartáveis sem programas de reciclagem, resultando em altos custos. Observando a participação ativa de nossos alunos em programas de educação ambiental, entendemos a necessidade de adotar utensílios reaproveitáveis, tornando as crianças mais conscientes e beneficiando o meio ambiente."

Esse é apenas o começo de uma jornada sustentável em Papagaios, onde as crianças são verdadeiros agentes de mudança. Vamos juntos construir um futuro mais verde e consciente!

PREFEITURA DE PAPAGAIOS - TRABALHANDO PARA UM FUTURO MELHOR.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Data de publicação: 13/11/2023