Um talento da culinária mineira, Maria José Garcia Capanema Reis, conhecida carinhosamente como Dinha, alcançou uma façanha extraordinária no recém finalizado 3º Mundial de Queijos. Dinha, uma empreendedora natural de Maravilhas (MG) e residente em Papagaios (MG), mostrou ao mundo o seu talento incomparável, conquistando o 3º lugar de Melhor Queijeiro do Brasil, em meio a uma competição fortíssima envolvendo 418 concorrentes de 14 países.

O evento, que teve início em Erechim (SC), no dia 20 de janeiro, culminou com uma emocionante final realizada em São Paulo (SP), em 13 de abril. Dinha, traduzindo as receitas deliciosas que integram a sua marca "Produtos da Serra", deixou sua estampa de talento e qualidade em cada etapa da competição, demonstrando uma habilidade única na produção de queijos que cativou tanto os jurados brasileiros quanto os estrangeiros.

Dinha não só impressionou com seu talento na produção de queijos, mas também participou de outras categorias, deixando sua marca no cenário culinário mundial. Na categoria "Doce de Leite", ela conquistou o 2º lugar, competindo com mais de 1.800 produtos.

Em uma agradável e emocionante conversa, Dinha compartilhou os desafios e as alegrias de sua jornada no Mundial de Queijos. "Na primeira etapa, recebemos 50 litros de leite e um tanque para produzir o queijo. Tínhamos que preparar tudo e mostrar que sabíamos fazer o queijo num prazo de 4 horas. Ganhamos nota máxima nele! Na terceira e última etapa (em SP), tínhamos que fazer 3 queijos com a mesma massa, aplicando as cores vibrantes do Brasil, usando frutas ou vegetais, e tudo tinha que ser natural, nada de corante artificial", compartilhou Dinha, refletindo sobre os desafios enfrentados com determinação e paixão.

Além de seu talento excepcional, Dinha enfatizou a importância do apoio de sua equipe, Tatá e Valéria, cujo suporte foi fundamental durante toda a competição.

A conquista de Dinha não apenas enche de orgulho as cidades de Papagaios e Maravilhas, mas também destaca a riqueza e a diversidade da culinária mineira. O queijo, em especial, representa uma tradição cultural profundamente enraizada em Minas Gerais e em todo o Brasil. Sua versatilidade na gastronomia, sua riqueza de sabores e texturas, e sua conexão com a história e a identidade de nossa nação fazem do queijo um tesouro nacional.

A Prefeitura de Papagaios parabeniza calorosamente Maria José Garcia Capanema Reis por suas conquistas notáveis e por seu papel em promover a culinária brasileira, especialmente a culinária mineira. Desejamos a Dinha todo o sucesso em suas futuras empreitadas, e esperamos ansiosamente por mais momentos de glória para essa talentosa mestra da nossa culinária.

Data de publicação: 22/04/2024