Apesar deste ser comprovadamente rico em nutrientes essenciais às crianças, e o Brasil ser referência mundial em aleitamento materno, atualmente, somente 41% mamam até os 6 meses de idade.

Inúmeros são os benefícios aos bebês e às mães através do aleitamento materno. Além de ser prático, a estimulação do vínculo afetivo entre o bebê e a mãe ajuda a fortalecer o sistema imunológico do bebê, protegendo-o contra infecções respiratórias e intestinais, tornando-o cada vez mais fortalecido. E, desde que o médico não contraindique o aleitamento materno, toda mulher pode e deve amamentar seu bebê, pois é o líquido único e necessário até os seis meses de vida.

E, para levar essa conscientização às mães e gestantes, a Secretaria de Saúde de Papagaios, através da coordenadoria da Atenção Básica e das equipes de Saúde da Família, vem realizando diversas ações no sentido de valorizar as iniciativas de atenção e cuidados com os bebês e com a saúde das mães. Dentre outras ações, as equipes têm tratado sobre a importância do aleitamento materno com grupos de gestantes e grupos de mães com filhos menores de 2 anos.

Nesse sentido, a Secretaria de Saúde promove iniciativas com maior ênfase dentro do período conhecido como “Agosto Dourado”, mês que se tornou símbolo pelo incentivo à amamentação. Instituído pelo Governo Federal, o programa prevê iniciativas conjuntas nos 30 dias dedicados a ações que buscam conscientizar mães, família e a sociedade da importância deste alimento nos primeiros anos de vida do bebê.

Confira alguns momentos do “Agosto Dourado”








Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Papagaios

Data de publicação: 17/04/2018

Compartilhe!